Antes de abordarmos o conceito específico que trata este artigo, precisamos definir o que são metas e objetivos, quais as características e diferenças entre eles e como afetam o planejamento de nossas carreiras.
O objetivo é aquilo que nós pretendemos alcançar, algo amplo que queremos atingir no futuro – enriquecer, por exemplo. A meta é a definição detalhada de como atingir este objetivo, quais meios utilizar, em quanto tempo – quanto dinheiro quero ter, quanto tempo necessito para obter tal quantia, de que forma conseguirei juntar.
Estabelecer metas smart é um método utilizado para atingir com mais eficiência os objetivos traçados para um projeto de vida pessoal, acadêmica e, principalmente, para um planejamento de carreira de sucesso.
O termo SMART, que em inglês significa “esperto”, é, na verdade, uma sigla para específico, mensurável, alcançável, realista e temporal; ou seja: características para alcançar o sucesso!
Veja abaixo a descrição de cada uma das características necessárias para se criar metas smart no seu planejamento de carreira:
- Específica – as metas não podem ser genéricas demais, precisam ser detalhistas por dois motivos básicos: o primeiro é que desse modo fica mais fácil mobilizar recursos para torná-la realidade, para criar um conjunto de ações para atingi-la. E o segundo motivo é que isso também funciona como um exercício de autoconhecimento em que nós nos tornamos mais conscientes sobre o que queremos, o que precisamos, o que somos. Por exemplo, “vou iniciar um curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas no próximo trimestre”.
- Mensurável – é preciso fazer uma avaliação do progresso em direção à meta que foi estabelecida, para assim analisar o seu desempenho, elaborar novas estratégias e verificar se o que foi estabelecido anteriormente está de acordo com o resultado que se quer atingir. Continuando o exemplo anterior, se eu quero fazer um curso de pós-graduação no próximo trimestre e faltam cinco semanas para o início do curso, eu preciso ter o maior número de informações sobre a grade, sobre os professores, os valores, etc. Se isso ainda não foi feito, é preciso rever a especificidade da meta.
- Realista e Alcançável – a meta que for estabelecida precisa estar ao alcance das nossas possibilidades e da realidade em que vivemos; em outras palavras, é preciso sonhar, mas com os pés no chão, para evitar frustrações devido ao mau planejamento da meta. Por exemplo, o curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas que escolhi fazer só oferece aulas no período da manhã no campus que fica a 30 quilômetros da minha casa, e esse horário entra em conflito com o meu trabalho. Devo deixar o trabalho para fazer o curso? Se sim, como irei pagá-lo? Procurar uma nova oportunidade? Em quanto tempo?
- Tempo hábil – esse fator é extremamente importante na elaboração da meta smart e do objetivo smart, pois caso não seja pensado com cuidado e atenção, podemos cair no terreno da procrastinação – “resolvo isso depois”… Isso depende de muita análise e autoconhecimento, pois cada um tem o seu tempo; uns trabalham melhor com metas de curto prazo, os resultados são logo vistos e gera motivação para elaborar novas metas. Outros lidam melhor com uma visão de longo prazo, e até atingir o objetivo final vão fazendo ajustes de metas conforme as necessidades.
Com todas estas dicas fica mais fácil elaborar o seu planejamento de curto e longo prazo, que podem alavancar a sua carreira ao sucesso!