A motivação em seu sentido original indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. Ela é fundamental para qualquer coisa que se faça na vida, sobretudo aquelas que exigem um esforço maior, como é o caso do trabalho.
O desempenho da realização das tarefas age diretamente sobre a motivação da pessoa. De tal maneira, ela é resultante de uma interação entre motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou do ambiente.
Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidade das pessoas, são o que as capacita a certas atividades em detrimento de outras. Já os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece, ou objetivos que ela persegue. Eles satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas.
Desta forma, existem alguns fatores que influenciam a motivação e, portanto, devem ser considerados. O clima de trabalho se vincula ao relacionamento humano e precisa ser agradável, senão mesmo que o funcionário ganhe bem vai deixar de dar melhores resultados à empresa.
Outro fator importante é o social, que complementa o anterior e tem a ver com a necessidade de aceitação. Hoje em dia as pessoas buscam, além de um bom trabalho, um lugar onde podem se sentir parte de um grupo.
Mais uma questão que influencia a motivação no trabalho é quanto ao reconhecimento. A partir do momento em que a pessoa faz suas atividades com empenho e dedicação ela espera ter seu trabalho reconhecido e valorizado. Tal necessidade é intrínseca a todos.
O que muitas pessoas procuram hoje em dia é a segurança profissional e pessoal, pois tal motivação está relacionada com o medo do futuro e a garantia de que a qualidade da vida que leva não mudará com o passar do tempo. Tal fator se liga à recompensa financeira, pois vai ser ela que vai garantir a obtenção de bens que farão com que a pessoa alcance outros objetivos. No entanto, ela produz um resultado a curto e imediato prazo, não podendo ser prolongado durante toda a vida profissional.
Para se sentir motivada a pessoa precisa, além de acreditar que aquilo é importante, gostar do que faz, pois conseguirá suportar situações de estresse por longos períodos.
Muitas vezes a motivação parte principalmente da pessoa e ainda que o chefe ou outro superior tenha alguma interferência sobre isso, ela não pode ser considerada como uma responsabilidade de outros.