A qualidade do trabalho desempenhado pela equipe, os resultados dos projetos e o grau de engajamento dos colaboradores são alguns dos meios utilizados para se avaliar uma gestão. E, segundo estudos feitos por professores da Universidade de Sussex e da Universidade de Greenwich, publicados recentemente na “MIT Sloan Management Review”, uma boa gestão não influencia diretamente no significado que um funcionário dá ao seu trabalho, mas a má gestão, sim.
Para entender melhor a questão, os pesquisadores entrevistaram 135 pessoas de 10 ocupações diferentes, pedindo que eles contassem incidentes que os fizeram enxergar sentido no trabalho que realizavam e incidentes que provocaram o efeito contrário. Pelos resultados, o trabalho tem significado quando está alinhado com os valores pessoais. Em certos casos, situações inesperadas também servem de ponte para que o trabalho ganhe um maior valor.
Não foram encontradas muitas relações entre um trabalho significativo e a gestão de líderes e da empresa em geral. Entretanto, a pesquisa detectou que uma gestão ineficaz pode facilmente despertar a falta de significado nos funcionários em relação ao trabalho.
Características de um trabalho significativo
Sem muitas surpresas, os pesquisadores perceberam que um trabalho com significado está relacionado a sentimentos de orgulho, despertar de potencial e criatividade, recebimento de elogios e reconhecimento. A novidade mesmo são as cinco características que tornam o trabalho significativo. São elas:
Autotranscendência: o indivíduo se importa com os outros mais do consigo e seu trabalho impacta positivamente outros indivíduos, grupos ou o ambiente em geral.
Pungente: o valor do trabalho vem mais quando o funcionário é desafiado e não apenas motivado.
Episódico: momentos de experiências fortes trazem significado ao trabalho, uma vez que esses sentimentos são se sustentam durante todo o expediente. São momentos altamente memoráveis.
Reflexão: a consciência de um trabalho significativo vem da reflexão sobre as experiências vividas e não apenas de uma resposta emocional. É como se o colaborador só percebesse a importância depois de ver a tarefa concluída.
Pessoal: significado pode estar relacionado a apenas a sentimentos sobre o trabalho. Quando o trabalho ganha um contexto na vida pessoal do trabalhador.
Os sete pecados capitais que impedem a significação do trabalho
Já que a gestão influencia totalmente no valor que o colaborador dá ao trabalho, quais são as atitudes dos líderes que despertam essa falta de conexão? Os pesquisadores encontraram sete e os definiram como pecados capitais. São eles:
- Desconectar as pessoas de seus valores
- Não reconhecer o desempenho
- Delegar atividades irrelevantes ou inúteis ou forçar funcionários a realizar atividades que eles não se sentem confortáveis
- Tratar as pessoas de forma injusta e não oferecer chances de crescimento
- Não dar voz nem vez aos funcionários
- Desconectar a equipe do resto da empresa, impedindo um bom relacionamento interpessoal
- Colocar os colaboradores em risco físico e emocional
Os autores da pesquisa ressaltam que ajudar os funcionários a encontrarem sentido no trabalho pode ser desafiador, mas os resultados podem ser enormes. Isso porque, dessa forma, as empresas conseguirão atrair, reter e motivar os colaboradores, ajudando-os a prosperar.