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Inspire-se: Conheça algumas histórias de motivação no trabalho

Colocar a motivação e satisfação dos funcionários como uma das prioridades na gestão de pessoas pode ser a melhor forma de aumentar o desempenho e produtividade no ambiente de trabalho

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Um dos maiores desafios das organizações é manter suas equipes motivadas, confiantes e comprometidas. Garantir a satisfação e o envolvimento dos funcionários com a empresa e as atividades exercidas é um fator decisivo para melhorar o desempenho e a produtividade. É fato que a produção dos empregados aumenta em uma proporção sempre maior quando há motivação.

No dia a dia de trabalho, as tarefas não devem ser encaradas como algo desagradável e impositivo. É preciso haver uma razão e uma identificação do indivíduo com aquilo que faz. Portanto, o primeiro desafio é descobrir os motivos que levam os indivíduos a cooperar.

Sabe-se que um dos principais estímulos à cooperação surge quando os indivíduos reconhecem nas atividades desempenhadas uma contribuição direta para alcançarem seus objetivos pessoais. Dessa relação de reciprocidade entre pessoas e organizações, surgem os conceitos de incentivos e contribuições, que têm papel fundamental da motivação profissional.

Um estudo de caso realizado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, em Cascavel (PR), é um exemplo da importância dedicar atenção especial à motivação dos profissionais. Com as limitações de recursos humanos, verbas escassas, jornadas excessivas e desgaste físico, a instituição se viu diante de um grande desafio para estimular seus colaboradores.

Para tentar superar o problema, realizou uma pesquisa entre os funcionários a fim de identificar os fatores geradores de motivação, possibilitando observar na prática o que pode causar ou não insatisfação no colaborador. Essa investigação foi a base para as melhorias e ajustes implementados no hospital.

Com o levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos funcionários, identificaram a necessidade de se criar, dentro da organização, um núcleo de gestão de pessoas, formado por unidades para o desenvolvimento das atividades de seleção e recrutamento, remuneração, benefícios e controle, capacitação, desenvolvimento e avaliação, além de atenção ao profissional.

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Outras pequenas mudanças realizadas também fizeram a diferença, como a adoção de cestas básicas, premiação do colaborador do mês, dia de folga com lazer patrocinado para o funcionário e destaques no jornal interno para as melhores equipes.

A iniciativa do hospital pode ser aplicada como modelo em diversos outros casos. É imprescindível, no entanto, que em cada situação seja feito um diagnóstico das principais dificuldades enfrentadas, que podem exigir diferentes formas de solução.

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