Não importa a profissão, o momento de carreira nem o nível social ou cultural: todos buscam por reconhecimento e se sentem mais satisfeitos quando o recebem. Por isso a capacidade de reconhecer e premiar funcionários é tão importante para um líder. Da habilidade para reconhecer e premiar colaboradores virá parte significativa da motivação da equipe e, por consequência, sua produtividade e qualidade.
A ideia de premiar colaboradores que se destaquem por seu desempenho parece não esconder muitos segredos. Na prática, é necessário compreender quais premiações são mais adequadas para cada tipo de atividade ou momento de execução de um projeto. Ao contrário do que se possa pensar inicialmente, nem toda premiação envolve recursos financeiros, por exemplo. Em muitos casos, ter o reconhecimento do chefe diante de toda a equipe já é um prêmio capaz de levantar a moral e a autoestima de um colaborador dedicado, que percebe neste reconhecimento uma porta para futuras promoções.
Em algumas organizações são criados mecanismos perenes de gratificação e premiação, como forma de estimular constantemente os funcionários a alcançarem níveis de excelência. Dentre os mais famosos está a eleição de um funcionário do mês. Trata-se da escolha de um profissional que tenha se destacado ao longo do período de trinta dias para que seja literalmente homenageado por seus superiores e colegas. Em alguns casos, o funcionário tem sua foto e seu nome expostos para clientes e funcionários de outras áreas e pode, até, receber algum tipo de bonificação financeira.
Existem ainda premiações diretamente atreladas ao alcance de metas. Nesta modalidade empresas oferecem prêmios (que podem variar de bonificações financeiras a viagens) para profissionais que consigam atingir ou ultrapassar os resultados esperados dentro de um determinado prazo. A ideia é que o colaborador sinta que está buscando, além da meta, a conquista do prêmio a ela associada, o que tende a gerar ainda mais motivação.
Independente do formato da premiação, é importante que os profissionais percebam o interesse da organização em reconhecer os seus esforços. No final das contas, esta relação de confiança para com a empresa consolidará uma atuação mais motivada e comprometida. Os prêmios, independente de seu valor, demonstram um cuidado especial e ajudam a deixar o clima organizacional permeado de mais satisfação.