Uma coisa é certa: você nunca terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão! Transmitir insegurança por meio de uma postura inadequada, passar nervosismo no que você fala e demonstrar falta de confiança em seu potencial e em suas atitudes podem fazê-lo perder essa preciosa – e única! – oportunidade.
Por outro lado, ser autoconfiante pode abrir muitas portas tanto na vida profissional como na pessoal, já que acreditar em si mesmo é o primeiro passo para se conquistar grandes feitos.
Quer saber como trabalhar sua confiança para causar uma ótima primeira impressão? Então continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos especialmente para você:
Cuide da aparência
Você pode estar se perguntando sobre o que a minha autoimagem tem a ver com autoconfiança, certo? Pois a resposta é simples e objetiva: tudo! Quem está feliz com a própria imagem refletida no espelho passa a ter, automaticamente, maiores chances de sucesso, pois sua autoaceitação e autoestima estão elevadas.
Em contrapartida, quem não se cuida e não se ama pode ter mais dificuldade em se abrir para o mundo, acabando por desenvolver insegurança e introspecção excessivas. Cabe ressaltar aqui só um detalhe: quando falamos em cuidar da aparência, não estamos nos referindo a perseguir padrões de beleza, mas, sim, a potencializar aquilo que se tem de melhor, valorizando os pontos fortes de cada um.
Capacite-se
Quanto mais conhecimentos você tiver, mais segurança vai demonstrar e maiores serão suas chances de causar uma boa impressão. É uma bola de neve para o bem, um ciclo de positividade. Claro que você não precisa saber tudo, mas deve se propor a ser uma autoridade no assunto, tornando-se referência no segmento. Se você buscar capacitação, mais do que simplesmente impressionar, vai gerar admiração nas pessoas que o cercam.
Equilíbrio emocional
Para mandar para bem longe os fantasmas do nervosismo, a mão suada, a fala titubeante, as borboletas no estômago e o corpo tremendo, procure sempre buscar, antes de mais nada, o equilíbrio emocional. Concentre-se nos seus objetivos, respire fundo, visualize-se realizando com maestria, fale para si mesmo que você é capaz e, com foco, siga em frente. Você vai ver como nenhum desafio é grande demais para quem acredita em seu potencial!
Sorria sempre
Sabia que o bom humor e o otimismo também são capazes de diminuir a tensão, transmitir autoconfiança e causar uma boa primeira impressão? Sendo assim, sempre que você for entrar em uma sala ou conhecer pessoas diferentes, abra um sorriso, quebrando o gelo do contato inicial e mostrando o quão aberto você está para conversar. No mínimo, um sorriso sincero simplesmente sinaliza que você está feliz por estar naquele lugar com aquelas pessoas. Lembre que o sorriso é uma imagem que o outro recebe de você, e que como imagem, chega antes do que qualquer som ou palavra. Causa ou não uma boa impressão?
Saiba o que o espera
Antes de viajar, participar de um evento, entrevista ou entrar em uma reunião, busque informações mais precisas sobre o que o espera — você pode, por exemplo, perguntar sobre as pautas que serão discutidas, o horário e local do evento, o perfil dos demais participantes, o código de vestimentas e assim por diante.
Essa precaução ajuda a evitar possíveis gafes e a elevar sua autoconfiança, já que estará mais preparado para o que está por vir. E como você provavelmente bem sabe, cometer erros, ainda que pequenos, podem acabar afetando diretamente a primeira impressão que as pessoas têm de você. Então por que não se prevenir?
Postura confiante
Os nossos gestos sempre falam mais alto que as palavras. Por isso que é importante tomar cuidado com a forma com que o seu corpo se comunica com os outros. Se você quer causar uma boa impressão e ser visto como alguém confiante, é importante ter os ombros erguidos, manter uma postura mais aberta, evitando, por exemplo, cruzar os braços e transmitindo uma postura de poder, que você está no comando da sua própria vida e conhecimentos.
Além disso, tenha um aperto de mão firme, sem estrangular a mão do outro, controle manias que denotem nervosismo — como mexer no cabelo e balançar as pernas, por exemplo — e, por fim, crie o hábito de olhar seus interlocutores sempre nos olhos, nunca de cima para baixo, porque essa simples atitude pode facilmente ser confundida com arrogância, ou então, de baixo para cima, denotando uma submissão ou insegurança. Os olhos são o espelho da nossa alma e que transmitem a base de todo relacionamento: confiança.
Agora comente aqui e nos conte se vai adotar nossas dicas no seu dia a dia! Não se esqueça de voltar aqui para nos contar quais sugestões realmente fizeram a diferença na sua confiança e na forma como os outros o enxergam em um primeiro momento, viu?