Em alguns atendimentos que realizo sobre carreira, em conversas com as pessoas e posts no LinkedIn, percebi que a maioria das pessoas não está satisfeita em relação à sua atual carreira e encontra muitas dificuldades nas transições, principalmente pela falta de experiência.
Para lhe ajudar, compartilho três passos importantes na estruturação do seu plano de carreira:
1. O primeiro passo é o mais importante: tomar consciência de que carreira é construção, leva tempo e exige paciência. Só que nem sempre estamos preparados para isso, queremos resultados de imediato e quase que na maioria das vezes “deixamos a vida nos levar”.
2. O segundo passo é se autoconhecer, saber quais os valores que regem as nossas escolhas e encontrar um propósito naquilo que fazemos ou que desejamos fazer. É isso que nos move! Segundo o psicólogo Gerson Siegmund, em sua palestra “A vantagem da felicidade”, as pessoas que encontram sentido naquilo que fazem são mais felizes e motivadas em todos os seus aspectos, seja pessoal ou profissional.
Questione-se sempre:
• O que faço?
• Como faço?
• Por que faço?
Estas perguntas compõem o conhecido “Círculo de Ouro”, que é uma das ferramentas utilizadas nos processos de Coaching.
3. O terceiro passo é partir para a ação: definir objetivos a curto, médio e longo prazo e definir datas! Lembre-se, tudo que não colocares data fica perdido no tempo e as chances de não se realizarem são altíssimas. São estes pequenos planos que estruturam o plano maior. O resultado surge de estímulos e insights que devem ser colocados em prática.
Nós somos resultados das nossas escolhas e da forma como lidamos com as emoções. Quando vencemos a ansiedade conseguimos traçar os caminhos para chegar aos nossos objetivos da forma mais assertiva possível. Existem casos que somos obrigados a sair da zona de conforto inesperadamente e quando já temos um planejamento em paralelo, as decisões e direções a serem tomadas se tornam mais claras.
Agora conte para nós nos comentários como este artigo lhe ajudou.
Até mais!