Ter a clareza de qual carreira seguir pode ser uma decisão não muito fácil de se tomar. Escolher a carreira certa é um processo que pode ocorrer em qualquer momento da vida.
Veja só: você pode escolher o curso que irá estudar na faculdade, buscando respostas de qual área se especializar pós-formação universitária, pode ter trabalhado anos em uma profissão e ter se deparado com a necessidade de trocar de carreira…
São diversas situações, mas o ponto em comum entre elas é que a escolha é única para cada pessoa e com dedicação, planejamento e autoconhecimento é possível que você trace seu caminho em direção a uma carreira de muita realização.
Abaixo selecionei algumas dicas para tornar o seu processo mais assertivo, e assim, fazer uma escolha de carreira de acordo com suas expectativas, habilidades e personalidade.
Dicas para uma escolha assertiva de carreira
1) Do que você gosta?
O que você gosta de fazer? Quais são os livros que você costuma procurar para ler? Quais atividades você gosta mais de participar e estar à frente? Quais seus assuntos preferidos e interesses? Inicie esse processo escolhendo um local para listar tudo o que você gosta, podendo ser um caderno de anotações, uma nota no notebook, um aplicativo no celular como o Evernote… fica à sua escolha. O autoconhecimento é fundamental para fazer uma boa escolha de carreira.
2) O que você sabe fazer bem?
Pare um pouco para refletir sobre o que você sabe fazer bem e como as pessoas reconhecem você. Talvez você seja bem comunicativo, ou tenha facilidade em criar relatórios, ou ainda saiba criar apresentações inovadoras como ninguém. No local escolhido para anotações, liste todas as suas habilidades. As nossas habilidades dizem muito de nossa personalidade e quanto mais alinhados estivermos na relação habilidade x escolha profissional, mais assertivo será a sua escolha.
3) Faça uma pesquisa
Através das duas listas realizadas acima, faça uma pesquisa de mercado e analise cada profissão que você se identifica. Analise as atividades envolvidas com esta profissão, as oportunidades de carreira, o ambiente que você poderá estar inserido, as características que este profissional possui e a partir deste momento, analise com precisão quais profissões batem mais com as suas características.
Lembre-se: quanto mais alinhados estamos com os nossos talentos, maior a chance de termos sucesso na nossa trajetória profissional, pois realizamos o nosso trabalho com muito mais satisfação, felicidade, dedicação e, consequentemente, nos tornamos profissionais mais realizados.
4) Converse com profissionais do mercado
Tão importante quanto a pesquisa é conversar com profissionais da área que você está interessado em entrar. Esta é uma maneira de ajustar suas expectativas, analisar os pontos positivos e desafios daquela carreira na prática. Se você não conseguir conversar com um profissional já estabelecido no mercado, leia reportagens, veja entrevistas e vídeos sobre o tema.
5) Realize visitas em faculdades
Faça vistas em faculdades que ofereçam os cursos que você se interessa, procure falar com a coordenação, mostre suas dúvidas, analise a grade curricular e faça uma reflexão sobre os assuntos abordados em cada curso. Você terá uma visão geral do curso e poderá se identificar com os assuntos abordados durante a formação.
6) Se puder invista em um Coach Vocacional
O Coaching Vocacional utiliza técnicas, ferramentas e testes para que você passe por um processo de autoconhecimento e faça um planejamento de forma eficiente. Este processo lhe dará clareza sobre suas habilidades, seus talentos e as melhores profissões que se encaixam no seu perfil, levando em consideração o mercado de trabalho. O coaching vocacional é realizado por um profissional qualificado, o Coach, que utiliza da metodologia e de técnicas envolvidas em benefício do cliente.