Home > Opinião > Como investir em aprimoramento profissional no fim de ano?

Como investir em aprimoramento profissional no fim de ano?

© Depositphotos.com / undrey O ano está no fim, mas ainda dá tempo de cuidar da vida profissional.

Ouço muitas pessoas dizerem que “o ano já acabou” e que vão deixar algumas coisas pendentes para resolver em 2017. Sei que muitos estão cansados e que o ano não está sendo fácil, especialmente no que diz respeito às oportunidades, e é justamente por isso que acredito que o pensamento deveria ser o oposto, de foco no que pode ser revisto e melhorado neste fim de ano em seu perfil profissional.

Muitas empresas vão entrar em recesso e diversos profissionais em férias, período particularmente positivo para fazer um balanço da atual situação e pensar em aprimoramento. Claro, não estou dizendo para deixar de curtir os momentos de descanso e lazer, mas vejo que algumas possibilidades podem ser melhor aproveitadas neste período.

Com a cabeça fresca é mais fácil colocar tudo na balança e refletir sobre o que é necessário mudar ou aprimorar, sempre tendo em mente os objetivos que tem para a sua carreira – o que pode ser, inclusive, mudar de área de atuação ou de empresa. Se esse for o seu caso, aproveite a recessão para pesquisar o universo da área ou da empresa desejada e buscar cursos iniciais de aprimoramento.

Por outro lado, se o seu interesse é melhorar sua performance na área e empresa em que já atua, vale a pena observar em quais aspectos está em defasagem e pode otimizar para ter um perfil mais eficiente e competitivo. Há diversas opções de cursos, workshops e palestras de baixo custo ou mesmo gratuitas e online, que tendem a ser bastante úteis nesse sentido.

Para quem está desempregado, as opções gratuitas são as mais indicadas, mas pode ser que seja preciso investir em aprimoramento para facilitar o seu retorno ao mercado de trabalho. Mas, antes de tomar qualquer decisão que envolva um investimento alto, oriento que converse com pessoas da área e verifique se realmente haverá maiores chances de ser contratado caso faça o curso desejado. O aprimoramento é sempre positivo, mas quando não há entrada de dinheiro é preciso garantir a sustentabilidade financeira para não entrar em endividamento e inadimplência e complicar a situação.

Algo que observo é que muitos profissionais, por conta da correria do dia a dia, abandonaram o hábito de ler livros. Além de ser importante acompanhar as notícias e estar por dentro dos acontecimentos do momento e da área de atuação, é muito importante se dedicar a uma leitura mais aprofundada, seja voltada ao seu negócio, seja voltada ao aperfeiçoamento de seus comportamentos no âmbito profissional.

Se no período de dedicação ao aprimoramento você notar que deseja ou precisa investir em cursos mais sólidos e aprofundados, e consequentemente mais caros, faça um diagnóstico de sua situação financeira e se organize para poupar dinheiro desde já para acessar essas possibilidades em 2017. Com planejamento, é possível dar esse importante passo de forma segura.

Além de considerar as possibilidades de aprimoramento profissional neste final de ano, não deixe de lado o merecido descanso, passeios e viagens em família. Afinal, é muito importante “limpar” a cabeça para tomar atitudes assertivas e recuperar as energias para voltar à ativa renovado.

Matérias Relacionadas