Entrevistas de emprego sempre geram dúvidas, afinal é necessário se destacar em meio a tantos candidatos. Mas como se destacar? E as demais questões envolvidas? Será que tenho a experiência necessária? Será que o salário é bom? Será que tenho o perfil para a vaga? Qual postura adotar?
Uma dica muito válida é, antes de comparecer à entrevista, pesquisar sobre a empresa, visão, missão e valores da mesma e qual seu objetivo. Assim você já saberá o que pode esperar e também se seus valores pessoais e culturais estão alinhados com os da empresa. Exemplo: não adianta ser vegetariano e procurar emprego no setor de marketing de uma indústria de carnes. É possível realizar a função? Sim, mas com conflitos internos seu desempenho não será o mesmo.
Ainda assim vai surgir a pergunta: devo adotar uma postura mais agressiva e competitiva ou uma postura amistosa e pacata? Será que ser cordial e simpático basta? Caso esteja concorrendo a um cargo de liderança terá que passar firmeza em sua postura, além de mostrar que está preparado para enfrentar desafios e lidar com imprevistos sem perder o jogo de cintura. E neste momento também poderá ser testada sua habilidade para trabalho em equipe ou trabalho sob pressão.
Importante: fale sobre seus projetos profissionais já desenvolvidos com sucesso e também sobre seus projetos pessoais futuros, para que a empresa possa conhecer você como um todo.
Também tem aquela clássica pergunta: com que roupa eu vou? O ideal ainda são as roupas clássicas, sem exageros ou extravagâncias, de modo a transmitir clareza, limpeza e organização. Sapatos devem ser alinhados ao estilo da roupa. Perfumes fortes, nem pensar. Além da roupa o asseio também e importante.
Mas e se eu não tiver a experiência necessária? Essa questão é simples: mostre sua habilidade para aprender rapidamente. Conte situações em que isto já ocorreu. Vale também contar como superou tarefas difíceis e o que aprendeu com elas.
Enfim, a empresa poderá contar com diversas etapas de entrevistas e testes em seu processo de recrutamento e seleção. Em geral, estarão avaliando seu perfil técnico e comportamental. O perfil técnico inclui seu conhecimento, sua formação e sua experiência. O perfil comportamental avaliará suas atitudes, comportamentos e habilidades em resolver problemas.
Para avaliar conhecimento técnico é comum a aplicação de prova escrita e/ ou prova prática (conhecidos como testes de conhecimentos gerais ou específicos). Prova escrita, por exemplo, na área de Enfermagem, o profissional precisa saber realizar cálculos para calcular a medicação correta, dominar normas de higiene e segurança e conhecer as terminologias da área. Geralmente esses temas sempre são abordados na provas de conhecimentos específicos.
Já no perfil comportamental podem ser utilizadas dinâmicas de grupo, entrevistas coletivas, testes de personalidade e atenção, além de entrevistas por competências. Entrevistas por competência avaliam seu conhecimento, habilidade e ação em cada situação.
E a última e valiosa dica: não se atrase!