As emoções são respostas químicas que têm base em memórias emocionais e surgem a partir de rotas neurais – que são responsáveis pela formação dos registros e têm relação com nossas sensações primitivas. Quando recebemos um estímulo externo, nós geramos repostas e comportamentos através das emoções, garantindo uma reação que nos impulsiona para realização de algo.
As quatro emoções básicas dos seres humanos são: medo, raiva, tristeza e alegria. Elas são desenvolvidas ainda na vida intrauterina e após o nascimento, e cada indivíduo adquire sua maneira de se relacionar com as emoções. Isso dependerá das próprias experiências e bagagens de vida.
Cada um de nós responde de forma diferente aos estímulos externos. A raiva, por exemplo, pode impulsionar uma pessoa para mudar algo que não está bem, enquanto outra pode reagir com agressividade e piorar a situação.
Como administrar nossas emoções no trabalho
Medo, raiva, tristeza e alegria são as emoções primárias dos seres humanos. Saiba como elas agem e a melhor maneira de administrá-las na sua carreira.
Medo
O medo é um mecanismo para nos proteger contra os perigos reais e também os que criamos no nosso inconsciente. Porém, essa reação instintiva e primitiva pode paralisar o indivíduo no ambiente corporativo e impedir que o profissional assuma novos desafios na carreira com receio de não conseguir atingir as expectativas.
Administrar o medo é essencial e, para isso, o primeiro passo é reconhecê-lo. Depois é importante investir em autoconhecimento para barrar o sentimento de insegurança. Ao conhecer seus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos, você permite criar uma visão clara sobre seu próprio funcionamento e, assim, melhorar a maneira como você lida com os desafios na carreira.
Raiva
A raiva é uma emoção que pode gerar movimento. Ela é responsável por impulsionar o indivíduo para superação de alguma situação que está causando incomodo. Não é algo totalmente negativo, ao contrário: quando bem canalizada a raiva pode ser uma potente fonte de energia para construção de algo positivo na carreira.
Tristeza
A tristeza é uma emoção reflexiva e sinaliza que existem coisas na vida profissional que não estão mais fazendo sentindo. É importante entrar em contato com essa emoção, só assim é possível descobrir o motivo do descontentamento e criar outros caminhos que tragam satisfação. Talvez esteja na hora de investir em uma carreira diferente, fazer um curso de especialização ou ir para outra empresa que tenha uma missão alinhada com o seu perfil profissional.
Alegria
A alegria é o combustível para todas as esferas da vida. Passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho e é fundamental que esse sentimento esteja presente na nossa rotina, não é saudável e nem viável esperar os finais de semana para ser feliz. É importante encontrar alegria na rotina de trabalho e, para isso, fazer o que gosta e ter um propósito é essencial.