É muito comum nos depararmos com pessoas no nosso ciclo de amizade ou de trabalho reclamando que não possuem tempo suficiente para realizar todas as suas tarefas ou que torcem para o dia ter 30h e terminam frustradas consigo mesmas. Se você também é uma destas pessoas que corre atrás do tempo, saiba que é possível reverter esta situação e melhorar sua organização do tempo de maneira simples e com ferramentas de fácil acesso.
COMO CONQUISTAR A PRODUTIVIDADE ENTÃO?
Existem algumas ferramentas que são grandes aliadas para a gestão do tempo e aumento da produtividade, além de ajudarem na criação de hábitos saudáveis e na tomada de decisão de vários aspectos da vida.
1. Planejamento é fundamental!
Quando pensamos em planejar, devemos pensar em três aspectos: mensal, semanal e diário. A partir da visualização conseguimos montar um registro mental do que é importante nestes três pontos. Então, mantenha um registro no mínimo diário para orientar as decisões. Não se esqueça de manter o foco nas atividades que estão alinhadas aos seus objetivos, porque assim se torna mais fácil não tomar para si mais responsabilidades do que consegue abraçar.
2. Matriz de Gestão do Tempo
Modelo simples e fácil de ser aderido. Você deve fazer uma lista de tudo que tem a fazer e também o que gostaria de fazer, depois alocar as atividades na Matriz abaixo:
Outras dicas para organização e gestão do seu tempo
Para finalizar este artigo, além das ferramentas, existem dicas simples para autoconhecimento e visualização do seu estado atual visando encontrar os pontos de melhoria para conquistar os seus sonhos e tempo para realizar todas as tarefas, gerando a satisfação pessoal.
1. Entenda como você está organizando o seu tempo agora;
2. Identifique quais os problemas que você possui em relação ao tempo e planeje o que melhorar;
3. Saiba o seu horário nobre (aqueles momentos ou horários do dia que você produz mais sem tanto esforço mental e use isso ao seu favor).
Após isso:
1. Use listas, elas serão suas aliadas: repasse as atividades na Matriz de gestão do tempo para definir as importantes (antes que elas virem urgentes e você tenha que passar o dia “apagando incêndios”);
2. Registre seus compromissos: defina datas para finalizar as tarefas, porque tudo que não tem data fica perdido no tempo e as chances de não serem realizadas são bem grandes!
3. Saiba dizer não para as coisas que não conseguirá realizar ou que podem atrapalhar sua produtividade;
4. Otimize suas decisões através de um método que ache mais confortável de realizar e avalie se ele está gerando resultados positivos;
5. E por último e não menos importante: faça uma coisa de cada vez. Isso evita retrabalhos e não toma seu precioso tempo!