Dificilmente o profissional consegue deixar de lado todos os seus problemas pessoais para se dedicar apenas aos assuntos profissionais. Pelo contrário, as preocupações tendem a gerar queda na produtividade, presenteísmo, absenteísmo e outros comportamentos prejudiciais no ambiente de trabalho.
O descontrole financeiro acaba levando muitos colaboradores a também pedir adiantamento e aumento de salários e benefícios, empréstimos – consignados ou não – ou a se envolver com furtos, roubos e fraudes, infelizmente. Isso sem contar as ausências e faltas no trabalho para resolver problemas financeiros.
As empresas buscam formas eficazes de lidar com essa questão e muitas em todo o país já oferecem educação financeira para seu quadro de colaboradores, independentemente do cargo ou faixa salarial. O objetivo é orientar e dar suporte para que o profissional tenha equilíbrio financeiro e tranquilidade para exercer a sua função.
Educação financeira nas empresas
O programa de educação financeira nas empresas propicia uma estrutura de apoio, amparo e instrução para os colaboradores. Com esse suporte, o profissional aprende a administrar os recursos financeiros que passam por suas mãos e a respeitar o limite de seu padrão de vida.
Muitos acreditam que a solução para os problemas financeiros é ter aumento salarial ou de benefícios. Contudo, trata-se de aprender a administrar a quantia que se tem, antes mesmo de buscar mais.
Ao elaborar um orçamento financeiro que leve à conquista de seus sonhos, o profissional aprende a equilibrar as finanças e mudar seus hábitos e comportamentos, consumindo de forma mais consciente.
O programa de educação financeira nas empresas não diz respeito a palestras de finanças pessoais ou cursos de investimentos. Trata-se de um benefício alicerçado da responsabilidade social da empresa, beneficiando funcionários, familiares, comunidade e a própria organização.
A empresa que investe em programas de educação financeira também ganha, visto que seus colaboradores trabalham com mais prazer, mais tranquilidade e buscando crescimento, pois retomam a consciência de ter objetivos.
Foco na aposentadoria
Frente à provável reforma na Previdência Social, é importante que o profissional não pense apenas em sua situação atual, mas também em seu futuro. Planejar e guardar dinheiro para uma aposentadoria sustentável, sem depender do INSS, já é uma necessidade para os trabalhadores brasileiros.