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A importância de alcançar a estabilidade emocional no trabalho e seus efeitos

iStock.com / champja Ter estabilidade emocional no trabalho é fundamental para construir uma carreira de sucesso.

Nos dias de hoje, ter estabilidade emocional no trabalho é fundamental para construir uma carreira de sucesso. O ambiente de trabalho é um local em que somos avaliados o tempo todo — pelos nossos superiores, pelos colegas de trabalho, clientes e até por nós mesmos. Por isso, não basta apenas gerar e entregar resultados: também é necessário ter estabilidade emocional.

Durante muito tempo, para alcançar o sucesso, o potencial de uma pessoa era medido por seus conhecimentos técnicos, matemáticos, seu raciocínio lógico e habilidades cognitivas e espaciais. Esse era o tão famoso Quociente de Inteligência (QI). Mas desde que o conceito de Inteligência Emocional surgiu, na década de 90, através do psicólogo Daniel Goleman, ser emocionalmente inteligente tem se tornado cada vez mais a principal característica para alcançar o sucesso.

Estabilidade emocional está relacionada a autocontrole, empatia, autoestima, autoconfiança, afabilidade, automotivação, resiliência, autoconhecimento e outros traços pessoais — que ajudam no desempenho individual e facilitam os relacionamentos interpessoais. Em outras palavras, ter estabilidade emocional é ter capacidade para perceber, controlar, avaliar e expressar emoções positivamente.

5 características básicas de quem possui estabilidade emocional

Segundo Daniel Goleman, o “pai da Inteligência Emocional”, existe cinco habilidades especificas das pessoas que têm estabilidade emocional. São elas:

- Autoconhecimento emocional: diz respeito a conhecer os próprios sentimentos e emoções quando eles ocorrem;

- Controle emocional: habilidade para lidar com os próprios sentimentos, adequando suas reações a cada situação;

- Automotivação: consiste na capacidade de dirigir as emoções, os sentimentos e os esforços a serviço de um objetivo maior;

- Empatia: reconhecimento das emoções em outras pessoas, habilidade para se colocar no lugar do outro e reagir de acordo com o que é percebido no próximo;

- Sociabilidade: basicamente a habilidade de desenvolver relacionamentos interpessoais amigáveis, produtivos, respeitosos e saudáveis.

Autoconhecimento: a chave para a estabilidade emocional no trabalho

As pessoas relacionam autoconhecimento somente à vida pessoal, mas na verdade, ele é a chave para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida. Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento reconhecem seus comportamentos, suas atitudes, limitações e potenciais, tornando-se mais autênticas e seguras de si. A autopercepção permite que as pessoas saibam qual a sua reação diante de cada emoção e situação, permitindo que tenham autocontrole e encontrem formas assertivas de se comportar. Elas são capazes de estabelecer relações interpessoais saudáveis e conquistar a confiança dos colegas de trabalho.

Como alcançar a estabilidade emocional no trabalho

A regra básica da Inteligência Emocional diz que só é possível lidar com as emoções das pessoas quando conhecemos nossas próprias emoções. A estabilidade emocional, portanto, começa internamente por meio da autoconsciência e os seus efeitos trazem ganhos para todos.

Veja alguns comportamentos de um profissional que tem estabilidade emocional e os seus efeitos no ambiente de trabalho:

– Reconhece e é verdadeiro com seus sentimentos e emoções, respeitando seus limites;

– Respeita e compreende as emoções e os limites das pessoas, enxergando todos como seres humanos;

– Tem uma visão positiva e otimista em relação aos acontecimentos;

– Cultiva a motivação interna, e não depende somente dos fatores externos para se manter motivado;

– Sabe manter a calma em situações de pressão;

– Sabe ouvir feedbacks e usar críticas de forma construtiva para melhorar seu desempenho;

– Cria relações sinceras e duradouras com as pessoas;

– Sabe reconhecer seu papel dentro da empresa, sem depender do reconhecimento externo como fonte de motivação;

– Não é competitivo ao extremo, pois sabe reconhecer o papel e a importância de cada um;

– Enxerga os problemas como desafios e sabe encontrar as oportunidades por trás de cada um;

– Tem empatia, demonstra interesse pela opinião do outro e considera os sentimentos alheios.

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