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A importância de manter o bom humor no ambiente de trabalho

© Depositphotos.com / michaeljung O bom humor no trabalho influencia diretamente no rendimento e na relação com os colegas.

Ambientes de trabalho com clima pesado, em que as pessoas vivem de mau humor, podem fazer muito mal à saúde física e emocional do ser humano. O humor é um dos principais sinalizadores das emoções humanas e, naturalmente, é praticamente impossível estar sempre bem-humorado. Por mais que o indivíduo tente esconder seus conflitos internos, o humor sempre acaba transmitindo a verdade.

Quando uma pessoa está desequilibrada emocionalmente, ela se torna mais pessimista, crítica, agressiva e mal-humorada. A longo prazo, esse estado traz perdas na vida pessoal e profissional, uma vez que o mau humor afeta a motivação, a produtividade e as relações interpessoais. Consequentemente, as pessoas acabam se afastando e o ambiente se torna pesado.

Nesse contexto, pessoas equilibradas emocionalmente e de bem com a vida são essenciais para levar bom humor ao ambiente de trabalho. Por isso, as empresas buscam cada vez mais profissionais com Inteligência Emocional, que fazem toda a diferença no ambiente e nos resultados alcançados. Confira algumas dicas para manter o bom humor no trabalho:

Prepare-se para o dia

Reclamar é a pior forma de começar um dia. Comece agradecendo a oportunidade de mais um dia para fazer o que gosta ou para mudar o que é preciso. Ouça músicas e mensagens que lhe motivem e, ao chegar no trabalho, sorria, deseje bom dia e abrace as pessoas, espalhando motivação.

Reconheça pontos positivos

A maioria das pessoas está sempre buscando um elogio do chefe, a compreensão do parceiro e o reconhecimento dos outros. Quando não conseguem o que desejam, os indivíduos se sentem frustrados e ficam de mau humor.

Para evitar isso, comece o dia reconhecendo seu valor e dando a si mesmo tudo o que você anseia dos outros. Olhe no espelho e diga o quanto confia em você, o quanto sente orgulho de suas capacidades e lembre-se de todas as coisas positivas da sua vida.

Desligue-se

Quando sair do trabalho, desligue-se completamente dele. Encontre e faça atividades prazerosas para aproveitar os momentos após o expediente e descarregar a tensão que o trabalho traz, recarregando suas energias para o dia seguinte. Academia, yoga, leitura, culinária, aulas de dança e passeios no parque são algumas opções de atividades que podem trazer prazer e tornar o dia menos estressante.

Seja positivo

Afaste-se de pessoas negativas e que só sabem reclamar e fazer intrigas. Se você é uma dessas pessoas, saiba que é um dos grandes responsáveis por tornar seu ambiente de trabalho ruim e pesado.

Faça o possível para extrair o melhor de cada situação e converse com as pessoas sobre o lado positivo das coisas. Seja um comunicador positivo, interferindo no ambiente e gerando um clima mais calmo.

Tenha controle emocional

Invista no autoconhecimento e na Inteligência Emocional para compreender seus comportamentos e de que forma as suas emoções afetam seu humor e sua vida como um todo. Quer saber como? Conheça o Método LOTUS.

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