Antes de falar de liderança de alta performance, é preciso relembrar e estabelecer conceitos básicos e certas diferenças entre liderança, coaching e gerenciamento. Liderança está atrelada ao futuro, à convocação de pessoas para que façam esse futuro ser real, tem a ver com o espírito de equipe. O propósito do coaching é ajudar pessoas, promovendo entusiasmo para a execução de objetivos. Por fim, gerenciamento dialoga com a coordenação de recursos e pessoas para o desempenho de metas específicas para conquistas de curto, médio e longo prazo.
Para alcançar a liderança de alta performance, é preciso desempenhar uma ação integrada com essas três competências: liderança, coaching e gerenciamento. É muito comum encontrar gestores empresariais habilidosos em gerenciamento. No entanto, apenas essa habilidade isolada pode ser encarada de forma negativa, criando um distanciamento entre os colaboradores. O profissional pode transparecer intimidação, frieza e arrogância, ambição demasiada e, ainda, incapacidade de pensar estrategicamente ou delegar e trabalhar em equipe.
Agir dessa forma pode baixar a produtividade, desmotivando a equipe. Para obter alta performance, o comportamento adequado, é preciso canalizar alguns passos, sendo eles: momentos de diversão no ambiente de trabalho, dar a chance aos liderados para fazer escolhas com frequência, dar feedbacks construtivos, promover desafios de crescimento de desempenho e encorajar que os liderados fixem metas pessoais.
Desenvolver pessoas e transformar paradigmas no ambiente de trabalho são qualidades importantes que fundamentam o líder de alta performance, fazendo-o um parceiro estratégico da organização.
Para Dyer et al. (2011), “equipes de alto desempenho são aquelas compostas de membros cujas habilidades, atitudes e competências lhes permitem atingir as metas da equipe. Em equipes de alto desempenho, os membros definem as metas, tomam decisões, comunicam-se, administram os conflitos e solucionam problemas em uma atmosfera de incentivo e confiança para atingir seus próprios objetivos. Além disso, os membros desta equipe estão cientes de suas próprias forças e fraquezas e tem a capacidade de mudar quando necessário para melhorar o desempenho do grupo”.
Para a elaboração de estratégias e o alcance de resultados satisfatórios, é imprescindível ter transparência, valores, princípios e estrutura organizacional, bem como compromisso na adoção de ações de reconhecimento e clima organizacional saudável. É preciso fazer com que as pessoas se sintam importantes e vitais nos processos da empresa, esse fator é um dos grandes pivôs para o bem-estar das pessoas.
Além dessas competências, um líder de alta performance, de acordo com Blanchard; Carew; Carew (2011 p. 25), precisa se sustentar por meio de algumas características primordiais, sendo a comunicação e os relacionamentos itens essenciais para quem está à frente de uma equipe.
A comunicação com ferramenta na liderança de alta performance
A confiança, credibilidade e influência de um líder são expressas pelos seus próprios valores. No dia a dia corporativo, os liderados, mesmo que intuitivamente, analisam o comportamento e a relação do líder com cada indivíduo, e quanto mais verdadeiro e genuíno for essa conduta, maior será a consideração e aceitação do grupo. A função de um líder em alta performance é atender todas as necessidades da sua equipe e acompanhar o desenvolvimento de cada integrante, criando relacionamentos saudáveis, obtendo, assim, resultados. A preocupação com a evolução e o crescimento pessoal e profissional de cada liderado precisa estar no topo do escopo de objetivos do líder.
É aí que a comunicação entra como forma fluida para alcançar esse patamar no relacionamento. A comunicação é a ponte que oferece ao líder o poder de influência para obter sucesso nos objetivos organizacionais e de relacionamento. Este é o elo para que o entendimento seja sempre bem expresso, verbalmente ou não.
Segundo Kunsch (1997b, p.116), “para as organizações, em geral, é muito importante a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento do conceito institucional, mercadológico e corporativo (…) Uma comunicação parcial e fragmentada nunca conseguirá isso”. A gestão de comunicação torna-se imprescindível ao líder de alta performance para que seja possível a construção do relacionamento pessoal e corporativo, no conceito institucional ou social.
No processo de comunicação, o líder precisa levar em consideração o que ele quer falar, com quem ele está falando e por que ele precisa desta comunicação. Tendo essas informações, a clareza do diálogo é garantida e a informação será passada sem ruídos. Pensar no contexto é uma ótima ferramenta para garantir que o interlocutor receba a mensagem de maneira receptiva. Um desempenho de alta performance está baseado na articulação do líder em se comunicar com as pessoas, somente assim ele poderá executar de forma plena suas estratégias e alcançar seus objetivos juntamente com a equipe.
O líder em alta performance é um líder em comunicação, ele está ciente do processo do discurso e consegue, por meio desta ponte, incentivar, compreender e orientar seus liderados para o bem comum da equipe, e de cada indivíduo isoladamente. É importante salientar que esse desempenho está atrelado diretamente à preocupação com o crescimento ininterrupto da empresa, da equipe e de cada pessoa liderada, de forma sincera e genuína. E o sucesso deste caminho somente é alcançado por meio de uma comunicação clara, objetiva e fluida.