A busca por resultados eficazes, pela produtividade e eficiência é constante nas diversas organizações. As organizações são formadas, sobretudo, por pessoas, processos e estrutura. A interação desses componentes possibilita atender os clientes, entregando valor. No entanto, a entrega e geração de valor é algo mais complexo e exige preparo, competências e habilidades.
Os processos compreendem os sistemas e métodos para chegar a determinado produto ou serviço. Os processos ocorrem inseridos em uma estrutura que engloba maquinário, equipamentos, insumos, matéria-prima etc. As pessoas são responsáveis pela execução, pelo planejamento e controle, ou seja, são essenciais e as maiores responsáveis pelos resultados e a produtividade nas organizações.
Nesse sentido, alguns desafios precisam ser compreendidos e superados, por exemplo: “Como motivar as pessoas envolvidas em nossos processos?”. Para responder essa pergunta, é necessário entender o que é a motivação.
A motivação pode ser compreendida como a disposição para exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer alguma necessidade individual.É uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando buscamos essa satisfação interna, fazemos nossas atividades da melhor maneira possível e nos esforçamos ao máximo.
John Dewey, filósofo e pedagogo americano, diz que a mais profunda das solicitações na natureza humana é “o desejo de ser importante”. Sigmund Freud corrobora com Dewey, abordando que nossas maiores motivações advêm da necessidade sexual e do desejo de ser grande. Dale Carnegie, autor de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, enuncia que esse desejo de “ser grande” é o que nos diferencia dos animais.
Palestras, treinamentos, eventos, promoções e prêmios são formas de motivar as pessoas, porém possuem um custo elevado e baixa contribuição e impacto na motivação da equipe. A capacidade de motivar e tornar as pessoas “importantes”, “grandes” e centrais na organização emana principalmente do líder, compreendendo as diferenças, buscando a criação de ambientes interativos, respeitando a individualidade dos membros, alinhando as pessoas em torno de valores, planejando junto a equipe e atribuindo autonomia, dando feedbacks, mostrando oportunidades e caminhos, dando ferramentas, ouvindo, celebrando as conquistas, servindo, incentivando, desafiando, identificando e maximizando as potencialidades dos seus liderados, etc.
Essas são algumas das características essenciais para que o líder desenvolva sua equipe e a motive, gerando assim, resultados excepcionais, produtividade, eficiência operacional e por consequência, o sucesso, lucros e receita para a organização.