É muito comum ouvirmos colegas e amigos reclamando que não recebem há tempos uma promoção no trabalho, apesar de serem produtivos ou terem muitos anos de empresa. E quando isso acontece conosco?
Sabe-se que no atual mercado de trabalho, após a década de 1980, o diferencial das empresas são as pessoas que fazem parte delas, isso porque a tecnologia e o fácil acesso às informações acirraram a corrida pela conquista de clientes, que se tornaram mais exigentes. Isso influenciou também para que vários anos de empresa não seja mais um requisito para ganhar promoções e subir na carreira. É preciso equilibrar as competências técnicas e comportamentais.
Competência é o famoso CHA, que significa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para desempenhar uma determinada função. Conhecimento pode ser o que a pessoa traz pela bagagem de outras empresas, além das formações e cursos. Já as habilidades se referem à performance e produtividade das funções que desempenha. E as atitudes? Aqui mora o perigo!
Uma pesquisa da CareerBuilder, realizada em 2013 com 2.076 empregadores e gestores de recursos humanos, questionou sobre os fatores que afastam a promoção dos candidatos. Alguns dos itens foram:
1. Chegar atrasado frequentemente;
2. Sair mais cedo;
3. Fazer fofocas.
Entre os itens relacionados às atitudes que ameaçam as oportunidades de crescimento podemos citar também:
• Não possuir bom relacionamento com a equipe de trabalho;
• Não saber se comunicar (gritos, tom de voz inadequado e rispidez).
Hoje não basta ser um colaborador com ótimos conhecimentos e habilidades técnicas, porque o que realmente é observado como item decisivo nas promoções é o comportamento perante a equipe de trabalho. Principalmente no que tange posições de liderança.
Você está pronto para desenvolver seu autoconhecimento e mudar com o propósito de crescimento na carreira? Então terá muito sucesso!