De modo geral, nas décadas passadas as organizações tinham ou procuravam desenvolver um plano de cargos e salários, onde especificavam as regras, parâmetros e habilidades necessárias para a ocupação de cada cargo da empresa. Neste contexto, os profissionais deixavam a gestão de suas carreiras por conta da empresa que os empregava. Ou seja, se você era contratado como estagiário, sabia todas as habilidades, cursos, especializações e até quantos anos de experiência precisaria para chegar a um cargo de liderança, por exemplo. Isso ocorria devido à estrutura hierárquica de pirâmide, utilizada no mundo empresarial.
Porém, com o grande desenvolvimento de tecnologias, expansão do acesso à internet e ao conhecimento, e também devido à entrada de novas gerações no mercado de trabalho, muita coisa mudou na estrutura das organizações. Agora é muito comum as empresas trabalharem baseadas em avaliações por meritocracia, processo no qual você cresce e se desenvolve na proporção dos resultados que entrega. E, na maioria das vezes, não se tem levado em conta a quantidade de anos de experiência que você tem ou cursos que você fez. A verdadeira realidade é que o mercado quer resultados e, consequentemente, procura por profissionais que entregam mais resultados com menos recursos.
Por isso é tão importante se tornar o protagonista da sua carreira.
Para isso você deve definir onde quer chegar, identificar as habilidades que já tem e as que precisa melhorar, planejar sua trajetória e entrar em ação para chegar lá. Não adianta mais esperar que as oportunidades apareçam, você deve busca-las ou até mesmo criá-las!
Que é desafiador assumir a responsabilidade integral pelo seu sucesso profissional, isso todo mundo sabe. Mas veja o que você ganha se tornando o protagonista da sua carreira:
- Clareza dos objetivos e das ações necessárias para atingi-los;
- Identificação das principais forças, habilidades e atitudes diferenciadas;
- Desenvolvimento de autoconfiança;
- Identificação das habilidades que precisam ser desenvolvidas;
- Grande probabilidade de ascensão na carreira;
- Motivação para realização de tarefas, visando o alcance do objetivo;
- Reconhecimentos verbais e financeiros;
- Orgulho por suas conquistas;
- Desenvolvimento da resiliência;
- Felicidade no dia a dia de trabalho.
Agora que você já possui consciência de que é o responsável pelas conquistas e sucessos de sua carreira, é hora de traçar objetivos, planejar como chegar lá e entrar em ação. O mundo pertence aos que ousam, não aos que permanecem na zona de conforto.