A chegada de um novo ano renova a esperança e a força para atingir os objetivos. Vejo, porém, que muitos profissionais não traçam suas metas, muito menos planejam as atitudes que levarão à conquista. Nesse momento, podemos pensar não apenas na carreira, mas também na vida pessoal e familiar.
Sabemos que a crise econômica e política acabam prejudicando o crescimento das empresas e que atravessamos uma fase de “vacas magras”, mas isso não deve ser impedimento para perseguir os objetivos. Nesse ponto, o planejamento é imprescindível, o primeiro passo para uma série de ações que irão tirar os sonhos do papel.
O crescimento profissional deve ser encarado como uma meta de curto ou médio prazo, a ser atingida em 2017 ou nos anos seguintes. É preciso estabelecer parâmetros, como cargos e salários ambicionados, sempre tendo em mente a conquista dos sonhos individuais e familiares.
Digo isso porque de nada adianta querer cargo e salário melhores se esse desejo não for sustentado em algo muito maior, como a realização dos sonhos do profissional e de sua família – trocar de casa ou de carro, fazer uma viagem e/ou até mesmo sair das dívidas. São os sonhos que fortalecem a caminhada e que justificam o desejo de aperfeiçoamento e crescimento profissional.
Aproveito para esclarecer que de nada adianta conseguir um upgrade na renda e não ter educação financeira para saber lidar com este incremento. Sempre que houver uma mudança – positiva ou negativa – no padrão de vida, é preciso parar, fazer um diagnóstico financeiro por 30 dias e compreender seu comportamento financeiro atual.
Como sempre falo aqui na coluna, é importante fazer o orçamento de uma forma diferente da convencional. Ao invés de Gastos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo, passe a fazer Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas. Veja como assim as despesas se ajustam ao orçamento, vindo em segundo lugar, depois da poupança para a realização dos sonhos.
Portanto, para atingir os objetivos de carreira em 2017, comece fazendo um diagnóstico de sua situação atual, analisando seus pontos fortes e fracos e considerando o que precisa ajustar e melhorar. Caso note que precise investir em si mesmo, fazendo um curso de especialização, aprendendo uma nova língua ou comprando matéria-prima e equipamentos e busque antes saber se o investimento trará o retorno desejado.
O que não é indicado é passar o ano que está prestes a começar sem nenhum planejamento, deixando-se ser levado pelos acontecimentos sem assumir uma postura determinante em sua vida pessoal e profissional. Lembre-se, estabelecer as metas de carreira levando em consideração os sonhos que se tem é o caminho para a satisfação não apenas em 2017, mas em toda a vida.