Assim como na vida pessoal, toda empresa deve saber quais resultados quer alcançar e quais são as metas e objetivos necessários para isso. Mas quem se compromete em seguir os processos traçados pelos gestores são as pessoas que trabalham nela. A forma como você cuida dessas pessoas reflete no serviço entregue por sua empresa.
Se essas pessoas estão felizes, tratarão seus clientes com felicidade. Se estiverem motivadas e alinhadas, caminharão lado a lado com você, se adaptarão ao perfil da sua empresa e farão parte da realização das suas metas. Por outro lado, se estiverem perdidas em suas próprias vidas pessoais, acabarão levando toda a sua insatisfação para dentro do seu negócio, encarando o seu trabalho como mais um problema.
Quando falamos em pessoas, falamos também em expectativas, comportamentos, pensamentos e sentimentos – que são carregados de casa para a empresa e da empresa para casa – ou seja, que fazem de cada ser humano peças únicas na sua maneira de ser e viver. E da mesma forma que cada pessoa é única, cada empresa também tem suas particularidades, sua maneira natural de existir.
Se uma empresa quer que os seus clientes recebam o mesmo serviço que foi traçado inicialmente, sem distorções e interferências, é fundamental que os idealizadores e os realizadores, como podemos nos referir aos gestores e colaboradores de uma empresa, estejam em sintonia e harmonia em relação às expectativas e comportamentos. Para isso, é necessário que as duas partes saibam responder a três perguntas básicas: Quem sou? O que quero? De que maneira posso alcançar? Dessa forma, empresa e funcionário podem alinhar essa relação, e a motivação existirá para as duas partes.
Esse é um dos grandes diferenciais das empresas que investem na Inteligência Emocional de seus funcionários, pois hoje já não basta termos uma boa formação técnica e currículo extenso, se não conseguimos aplicar na prática o que já sabemos na teoria. Sabendo o que querem para suas vidas, reconhecendo suas forças e suas fraquezas, equilibrando suas emoções e liderando a si mesmos antes de qualquer coisa, os colaboradores podem se tornar os grandes incentivadores para a realização das metas de uma empresa e, consequentemente, suas próprias.
Por trás de todo profissional existe um ser humano com todos os seus talentos e fragilidades. E se os mesmos não forem estimulados e tratados, respectivamente, estaremos deixando de gerar resultados profissionais extraordinários, capazes de mudar uma empresa, cidade ou o nosso País. E tudo isso começa com… VOCÊ!