Você já se perguntou por que algumas pessoas são mais racionais e outras mais emocionais? Porque algumas pessoas têm talentos artísticos e outras não? Porque algumas têm facilidade com números e outras não? O que essas pessoas têm de diferente além das influências que recebem?
Nosso cérebro é divido em duas partes principais, o hemisfério esquerdo e o direito. Os dois hemisférios atuam juntos, mas cada pessoa tem um lado predominante, que foi mais estimulado que o outro. O lado esquerdo do cérebro é o lado mais racional, que controla nossos pensamentos lógicos e analíticos, além das funções físicas. Normalmente essas pessoas são mais ligadas a atividades na área de exatas, como matemática, engenharia e tecnologia.
O lado direito do nosso cérebro é o lado mais intuitivo, emocional, que controla nossos pensamentos e criatividade. Pessoas envolvidas com arte, música e psicologia atuam mais com o hemisfério direito.
Para que possamos usar todo o nosso potencial, o ideal é que tenhamos os dois lados equilibrados: razão e emoção. E a boa notícia é que podemos desenvolver nossas habilidades com TREINO!
O primeiro passo é identificar seu lado predominante. Veja nas especificações acima qual você mais se encaixa. Se você é uma pessoa mais racional, pode desenvolver mais seu lado emocional, intuitivo, através de alguns exercícios. Pinte quadros, escreva seus sonhos em uma folha, leia poesia, fique por um tempo sem usar relógios, pratique meditação, aprenda a tocar um instrumento musical, preste atenção na melodia das músicas.
Se precisa desenvolver seu lado racional, pode praticar os seguintes exercícios: leia manuais de instrução, use relógio, aprenda outras línguas, faça um cronograma de atividades, estabeleça metas por escrito.
Outros exercícios que podem ajudar a equilibrar os seus hemisférios são os de coordenação, como escovar os dentes com a outra mão, usar o relógio no outro pulso, mudar de mesa no trabalho, fazer coisas fora do habitual. Faça o teste!