Falta tempo, falta vontade e sobram urgências e prioridades… nada de novo aqui. Jovens profissionais, líderes consolidados, chefes de família, temos realmente mais funções do que parecemos conseguir dar conta. O nosso bem mais valioso, o tempo, é administrado com o rigor de um contador em dia de fechamento: nada fica fora dos registros. Nosso tempo é tão escasso que, quando o temos, entregamo-nos ao ócio, aos prazeres, às amizades, aos filhos, e de muito bom grado, oras, pois a vida é curta!
Mas, de repente, no meio de uma reunião ou numa pausa para o café, aquele sonho antigo parece mais distante, tão distante que até nos conciliamos com a sua perda, como um amor antigo que não veremos mais. O que é esse sonho para você? Passar uma longa temporada viajando sem rumo? Tocar o piano? Ser atriz? Cantor? Morar na praia? A abdicação é parte da vida, claro. Mas há coisas que podemos fazer mesmo dentro das rotinas mais cruéis, e aprender inglês é uma delas. É só você entender esse segredo: a língua não é a mensagem, é o meio.
A língua, qualquer língua, é o meio entre você e o mundo. Entre você e o entendimento das suas prioridades, entre você e os seus interesses, tudo mesmo! Se você não consegue separar duas ou três horas da sua semana para ir a uma escola ou receber um professor, porque não tem tempo ou não tem vontade, talvez você esteja encarando o inglês como um fim, um alvo a atingir, e não como um meio. Falei um pouco mais sobre isso em outro texto deste portal.
Ainda que você não consiga entender 100% do que está assistindo ou lendo, há sempre alternativas, como ligar as legendas do Youtube para entender mais, circular palavras e expressões desconhecidas em um texto para pesquisá-las depois, contentar-se em capturar a ideia geral e ir, aos poucos, aumentando a sua compreensão sem exigir demais de si agora etc. Mas tudo isso depende de um fator crucial: o tema! O que lhe interessa? O que você busca na Internet quando está aproveitando os minutos finais da hora do almoço? Tem certeza que isso não poderia estar em inglês?
Assim, em inglês, você pode aprender sobre como montar um negócio sem investir dinheiro, sobre como lidar melhor com as suas cólicas menstruais, entender a crise nuclear entre EUA e Coreia do Norte, saber como alimentar um filhote de cachorro do jeito certo, investigar as razões que levaram um importante escritor a deixar seu ofício, e pôr em perspectiva os seus fracassos amorosos para tentar fazer o próximo amor de sua vida dar certo!
Sem muito esforço, sem muita cobrança, sem stress… encarando a língua como um meio, e não um fim, você não vai somente melhorar o seu inglês, vai melhorar as suas habilidades e o seu entendimento sobre você mesmo e as coisas que ocupam a sua mente e o seu coração!
Good luck with your studies!
Conheça o Instituto Mindset.