Cerca de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de Bournout, o estágio mais avançado do estresse, segundo revela pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Managemet Association no Brasil).
A palavra Bournout poderia ser traduzida como fogo descontrolado, ou queima exterior. Os sintomas mais comuns encontrados na população brasileira são: cansaço físico e emocional, falta de confiança em si mesmo e em seu futuro, e pouca produtividade, além de sintomas emocionais (ansiedade, depressão).
A Sindrome de Bournout, é um estresse no qual parece que a pessoa “faz faz faz” coisas por obrigação, sem prazer em suas atividades e sem organizar o seu tempo. É comum em pessoas que se deixam levar pelo ‘’fazer’’ ao invés do “planejar”, ou por quem assume demasiados compromissos.
Também pode acontecer o que chamamos de Descarrilamento de Carreira, que é quando o trem sai dos trilhos. Isso pode acontecer com os profissionais em situações nos quais eles estavam contentes com o trabalho, mas em determinado momento param no meio do caminho, e a consequência pode ser desastrosa. Essa parada no caminho pode ser ocasionada por diversos fatores, como falta de habilidades para continuar na função, não cumprir com seus objetivos, e pelo próprio estresse acumulado.
Se a pessoa ficar sem fazer nada, se sente até culpada, e logo procura algo para se ocupar, mesmo que seja uma atividade que não faça sentido, ou que esteja alinhada com seu sentido e propósito de vida.
A seguir analisaremos dicas para solucionar ou amenizar o Bournout.
O que o profissional deve fazer?
- Reorganize sua rotina de forma a ter tempo para outras atividades com amigos, evitando falar sobre trabalho.
- Pratique atividade física
- Procure ter hobbies ou momentos de lazer
- Medite ou inclua técnicas respiratórias no seu dia a dia
- Diminua a carga de trabalho
- Dê um novo significado ao seu trabalho
- Busque autoconhecimento
- Realinhe seus objetivos profissionais de modo que possa florescer encontrando sua essência
O que a empresa pode fazer?
- Realize campanhas de prevenção nas quais seus funcionários possam discutir suas angústias, suas limitações e buscar alternativas possíveis para os problemas,
- Prepare seu quadro de pessoal para lidar com o sucesso e com o insucesso.
- Promova condições adequadas de trabalho e horário justo,
- Realize Ginástica Laboral
- Incentive programas de Estudos
- Promova Reconhecimento Profissional
- Ofereça uma liderança que apoie o funcionário,
- Incentive o bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores
- Encaminhe o indivíduo para tratamento psicológico,
- Evite que ocorra o assédio moral.