Home > Opinião > Troque a palavra CULPA por RESPONSABILIDADE

Troque a palavra CULPA por RESPONSABILIDADE

iStock.com / Ridofranz Ao deixar a culpa de lado, passamos a enxergar nos erros uma forma de aprendizado.

No momento em que trocamos a culpa pela responsabilidade, substituímos a carga negativa do sofrimento por inúmeras possibilidades de acerto. Quando crianças, somos ensinados a nos sentir culpados e envergonhados ao cometermos um erro.

Aprendemos que precisamos ser punidos e que, para aliviar essa punição, basta nos sentirmos mal. E é essa percepção que levamos à nossa vida adulta. A cada erro temos a necessidade de achar culpados, ainda que nós mesmos, e se não sofrermos, nos culpamos ainda mais.

O sentimento de culpa traz uma carga negativa de crenças sobre o que você pensa em relação a si mesmo. Logo, alguns pensamentos invadem sua mente: “eu sou errado, sou incapaz, vivo cometendo os mesmos erros, preciso errar para aprender”. E são essas crenças que fazem com que você continue atraindo situações para se sentir assim.

Ao invés de buscar alternativas e possibilidades, a culpa evita que você se responsabilize pelo erro e permite que você conviva com ele, já que a única coisa que tem a fazer é sentir-se mal. E é essa percepção que lhe impede de aprender com seus erros e adotar comportamentos diferentes para não repeti-los. No momento em que a culpa ocupa sua mente, ela bloqueia a motivação que você precisa para agir diferente para criar novas experiências.

E como sair desse ciclo? Como aceitar que os erros fazem parte da natureza humana?

Troque a palavra CULPA por RESPONSABILIDADE.

Ser responsável é o mesmo que responder pelas próprias ações positivas ou negativas. Ser responsável é assumir a liderança sobre suas crenças, seus comportamentos e escolhas. É entender que os erros são experiências que podem ser transformados em aprendizado e crescimento.

Perceba a diferença: Eu sou culpado. Eu sou responsável. A responsabilidade é uma escolha que traz emoções positivas, faz com que você se perceba como potente, ativo, motivado a se voltar para o futuro. Enquanto a culpa, é uma emoção negativa, que paralisa e que faz com que você fique voltado para o passado.

A partir de agora troque culpa por responsabilidade. E perceba como o campo de possibilidades cresce. Seja responsável pelos seus erros e veja como você cria espaço para tirar algum aprendizado da situação, rever suas escolhas e comportamentos para planejar novas estratégias a serem testadas no futuro.

Dessa maneira, há novas maneiras de acertar e você percebe que errar pode ser o mesmo que aprender.

Matérias Relacionadas