Já pensou em morar em outro país? Vivenciar novas experiências, descobrir locais incríveis, fazer novas amizades… Tudo isso é ótimo e fica ainda melhor quando você aproveita para investir em seu futuro através da educação. Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que sempre postamos novidades sobre bolsas de estudo no exterior para brasileiros, afinal são milhares de pessoas com o mesmo objetivo e é fundamental conhecer todas as informações antes de embarcar nesta aventura.
Dentre os países mais procurados, aqueles de língua inglesa se destacam, como a Austrália. O país famoso por suas praias e cangurus está com vagas abertas para brasileiros que desejam concluir o doutorado em outro país. A novidade foi divulgada pela Embaixada da Austrália localizada no Brasil e contempla bolsas de estudo de até dois meses em algumas das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do país.
A iniciativa faz parte do programa “Austrália – Brazil PhD Exchange Program” que tem como objetivo chamar a atenção e conquistar a preferência de doutorandos curando o segundo ou terceiro ano, que possuam fluência em inglês e tenham disponibilidade de viajar entre abril e maio do ano que vem.
Do lado brasileiro, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) acredita que a presença de brasileiros em outra infraestrutura e dentro do sistema de pesquisa australiano pode trazer bons resultados para o Brasil e ainda promover uma ótima interação ente cientistas dos dois países.
Inscrições para doutorado na Austrália
Quem tiver interesse em concluir seu doutorado na Austrália deve passar por algumas etapas, sendo a primeira a aceitação de alguma universidade local (ou Instituto de pesquisa) e também o suporte do orientador e da faculdade/universidade onde cursa sua especialização no Brasil. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de novembro e o candidato deve enviar todos os documentos exigidos (currículo, carta de recomendação, entre outros) no edital que você confere aqui.
Todos os aprovados irão receber passagens de ida e volta e ainda uma boa ajuda de custo durante os dois meses de estudo, cerca de R$ 5.400.