Ingressar em uma universidade é o sonho de muitos estudantes. Para garantir a todos esta oportunidade, muitas bolsas de estudo são oferecidas pelo governo para cursos de graduação e pós-graduação em instituições públicas ou privadas.
Estudantes que não têm condições financeiras para fazer cursos de graduação em universidade particulares, e que, diante da acirrada disputa e escassez de vagas, não conseguem ingressar em uma instituição pública, contam com diversas opções de bolsas para conseguir o tão sonhado diploma.
Confira, abaixo, algumas das principais bolsas universitárias oferecidas atualmente.
FIES
É um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento para aqueles alunos que estão cursando uma instituição particular. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite ao estudante realizar a graduação sem se preocupar com as mensalidades, que serão pagas somente após a conclusão do curso.
ProUni
Através do Programa Universidade para Todos, alunos que desejam ingressar em uma instituição de ensino particular podem conseguir bolsas de estudo integrais ou parciais. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que devem ser iguais ou superiores a 400 pontos nas 5 competências. Além disso, a situação financeira do candidato deve preencher os critérios exigidos pelo programa.
CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas para alunos desde o ensino médio até a pós-graduação. As bolsas são concedidas diretamente pelo Conselho ou por instituições de ensino, que contam com uma quota concedida pelo CNPq.
Bolsas de estudo no exterior
Para quem tem interesse em fazer um intercâmbio, são diversas as oportunidades de bolsas de estudo no exterior. Conheça algumas:
Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras promove intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, através da concessão de bolsas. Entre os países destinos estão Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Austrália, Canadá, Suécia, Coréia do Sul, China, Japão, Reino Unido, Bélgica, Itália ou França. De julho de 2011 a setembro de 2013, o governo federal já concedeu mais de 50 mil bolsas para alunos brasileiros.
Programas internacionais
Fundações e agências de cooperação internacionais também oferecem bolsas de estudo de graduação, pós-graduação e extensão para alunos estrangeiros. Ainda que variem os tipos de ajudas concedidas – algumas oferecem bolsas completas, inclusive com as despesas de moradia e alimentação, enquanto outras arcam apenas com parte dos custos –, essas bolsas são ótimas opções para quem deseja fazer um intercâmbio e concluir os estudos. Selecionamos, abaixo, alguns países e os principais programas oferecidos:
Alemanha
DAAD/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Informações: http://www.daad.org.br/pt/
- Austrália
Endeavour
Informações: http://www.deewr.gov.au/International/EndeavourAwards/Pages/Home.aspx
- Canadá
Conselho Internacional para Estudos Canadenses
Informações: www.brasil.gc.ca
- Estados Unidos
Fullbright – Comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil
Informações: www.fulbright.org.br
- Espanha
Fundación Carolina
Informações: www.fundacioncarolina.es
- França
CampusFrance - Agência oficial de promoção do ensino superior francês
Informações: www.brasil.campusfrance.org/
- Holanda
Netherlands Organization For International Cooperation In Higher Education
Informações: www.nuffic.nl
- Japão
Programas do Ministério das Relações Exteriores do Japão
Informações: www.sp.br.emb-japan.go.jp
- México
Secretaria de Relações Exteriores
Informações: www.sre.gob.mx
- Reino Unido
Chevening
Informações: www.educationuk.org.br
- Suécia
International Programme Office for Education and Training
Informações: www.programkontoret.se