É melhor fazer uma especialização após a faculdade? E qual a diferença entre mestrado e doutorado? O que quer dizer lato sensu e stricto sensu? Essas e outras dúvidas são comuns entre pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos após a universidade, mas você pode saná-las por aqui e finalmente entender a diferença a entre mestrado e doutorado!
Com relação aos estudos, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação, e entre elas encontramos a especialização, o mestrado e o doutorado. Esses cursos de pós-graduação são divididos em dois grupos: o lato sensu e o stricto sensu.
Lato sensu é uma expressão vinda do latim que significa “em sentido amplo” e é usada para determinar que a interpretação deve ser compreendida no seu sentido mais abrangente. Essa expressão é utilizada para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração comparados ao stricto sensu. Nela estão compreendidos os cursos de especialização e MBA em que o tema da pesquisa envolve problemas específicos da área de estudo usando teorias já existentes.
Stricto sensu também é uma expressão derivada do latim que significa “em sentido estrito”, ou seja, a interpretação deve ser feita no sentido exato, específico. Os cursos de mestrado e doutorado estão incorporados nesta categoria, pois envolvem a formulação de um problema inédito e o desenvolvimento particular e específico de uma teoria para resolvê-lo.
A principal diferença entre essas duas categorias é que no stricto sensu é garantido ao aluno aprovado um grau acadêmico que poderá ser de mestre ou doutor. Esta opção de pós-graduação é para quem deseja trabalhar na área de ensino e pesquisas, entretanto é possível escolher entre dois tipos de mestrado.
O mestrado profissional, que é mais focado em estudos e técnicas voltadas ao mercado de trabalho e é obtido através da aprovação da monografia; e o acadêmico, para quem quer seguir carreira nesta área cujo foco é mais específico e aprofundado para a formação de pesquisadores. Neste, é requisito ter proficiência em outro idioma para obtenção do título além da aprovação da dissertação.
O doutorado é um curso voltado para a formação de pesquisadores e é dedicado exclusivamente à vida acadêmica, para aqueles que querem aprofundar-se em determinado campo do saber. O título é concedido àqueles que são aprovados na defesa de sua tese, composta de teorias inéditas no ramo do conhecimento em que foi feita a pesquisa.