Instituições de nível superior nacionais receberam destaque mundialmente. Segundo o Quacquarelli Symmonds (QS), organização do Reino Unido auditora de qualidade dos cursos superiores e de pós-graduação, quatro universidades do Brasil, sendo elas, USP, Unesp, Unicamp e UFRJ se destacaram entre as 50 melhores do mundo em nove áreas de estudo, dentre um total de 30 examinadas entre 2013 e 2014. As disciplinas na qual as quatro universidades brasileiras se destacam são silvicultura e agricultura, psicologia, matemática, história, geografia, psicologia, comunicação e mídia, farmacologia e estatística, e investigação operacional.
Os índices são baseados em citações de pesquisa e de estudos de reputação de mais de 90 mil acadêmicos e empregadores de pós-graduação ao redor do mundo. O primeiro lugar no ranking mundial foi para a Universidade de Harvard, em 11 áreas das 30 disciplinas avaliadas. Harvard ainda recebe a primeira posição na categoria de reputação acadêmica. A universidade de MIT (Massachussets Institute Technology) também foi elencada como a melhor em nove áreas.
Em comparação com universidades da América Latina na disciplina de agricultura e silvicultura, a Unicamp teve o melhor desempenho nessas duas áreas, ocupando o 22º lugar, seguida pela USP que ocupou o 27ª posição e a Unesp, que ficou em 50º na colocação.
A Unicamp ainda domina a lista das instituições de ensino superior em Filosofia, no 42º lugar, e em História, no 34º. No mundo todo, a UFRJ está em 42º lugar na disciplina de história.
O 27º lugar da USP em Agricultura é o melhor resultado do desempenho da instituição dentre as 30 áreas analisadas pelo QS. Em comparação com as universidades mundiais, a Universidade de São Paulo ganha destaque entre as seguintes disciplinas: matemática (39º), geografia (42º), estatística e investigação operacional (45º), comunicação e mídia (46º), farmacologia (48º), Psicologia (48º) e História (50º).
Em relação ao nível nacional, a USP é a instituição que se sobressai em relação a todas as outras universidades brasileiras em 20 disciplinas, ficando em primeiro lugar em todas elas. Já a Unicamp, na mesma comparação, se destaca com boas pontuações em oito disciplinas.

Foto: mundodastribos
Ao todo, 22 instituições de ensino do Brasil estão no “top 200″ mundialmente em pelo menos uma das 30 disciplinas avaliadas no índice. A mais bem posicionada é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), listada entre as 100 melhores do mundo nas áreas de Economia e Contabilidade e Finanças. Na categoria economia, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é encontrada na faixa entre 101 e 150. Entretanto, em relação a todas as universidades pelo mundo, as brasileiras não se encontram entre o “top 10”.