Home > Orientação Vocacional > Ranking aponta quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo

Ranking aponta quatro universidades brasileiras entre as 50 melhores do mundo

Levantamento de organização internacional de educação destacou desempenho da Unicamp, USP, Unesp e UFRJ dentre as 30 disciplinas analisadas. Nove áreas dominam o ranking

Alunos

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Instituições de nível superior nacionais receberam destaque mundialmente. Segundo o Quacquarelli Symmonds (QS), organização do Reino Unido auditora de qualidade dos cursos superiores e de pós-graduação, quatro universidades do Brasil, sendo elas, USP, Unesp, Unicamp e UFRJ se destacaram entre as 50 melhores do mundo em nove áreas de estudo, dentre um total de 30 examinadas entre 2013 e 2014. As disciplinas na qual as quatro universidades brasileiras se destacam são silvicultura e agricultura, psicologia, matemática, história, geografia, psicologia, comunicação e mídia, farmacologia e estatística, e investigação operacional.

Os índices são baseados em citações de pesquisa e de estudos de reputação de mais de 90 mil acadêmicos e empregadores de pós-graduação ao redor do mundo. O primeiro lugar no ranking mundial foi para a Universidade de Harvard, em 11 áreas das 30 disciplinas avaliadas. Harvard ainda recebe a primeira posição na categoria de reputação acadêmica. A universidade de MIT (Massachussets Institute Technology) também foi elencada como a melhor em nove áreas.

Em comparação com universidades da América Latina na disciplina de agricultura e silvicultura, a Unicamp teve o melhor desempenho nessas duas áreas, ocupando o 22º lugar, seguida pela USP que ocupou o 27ª posição e a Unesp, que ficou em 50º na colocação.

A Unicamp ainda domina a lista das instituições de ensino superior em Filosofia, no 42º lugar, e em História, no 34º. No mundo todo, a UFRJ está em 42º lugar na disciplina de história.

O 27º lugar da USP em Agricultura é o melhor resultado do desempenho da instituição dentre as 30 áreas analisadas pelo QS. Em comparação com as universidades mundiais, a Universidade de São Paulo ganha destaque entre as seguintes disciplinas: matemática (39º), geografia (42º), estatística e investigação operacional (45º), comunicação e mídia (46º), farmacologia (48º), Psicologia (48º) e História (50º).

Em relação ao nível nacional, a USP é a instituição que se sobressai em relação a todas as outras universidades brasileiras em 20 disciplinas, ficando em primeiro lugar em todas elas. Já a Unicamp, na mesma comparação, se destaca com boas pontuações em oito disciplinas.

Ao todo, 22 instituições de ensino do Brasil estão no “top 200″ mundialmente em pelo menos uma das 30 disciplinas avaliadas no índice. A mais bem posicionada é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), listada entre as 100 melhores do mundo nas áreas de Economia e Contabilidade e Finanças. Na categoria economia, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é encontrada na faixa entre 101 e 150. Entretanto, em relação a todas as universidades pelo mundo, as brasileiras não se encontram entre o “top 10”.

Matérias Relacionadas