Home > Orientação Vocacional > Você já disse não a uma entrevista de emprego?

Você já disse não a uma entrevista de emprego?

Existem algumas considerações que você pode fazer antes de sair de casa para conversar com o recrutador

© Depositphotos.com / Arcady Quando a oportunidade não está alinhada com seus anseios, uma dica é negar a entrevista.

Quando estamos à procura de um emprego, o maior desejo é receber logo um e-mail ou um telefonema de um recrutador nos convidando para uma entrevista. E é comum que nosso currículo seja selecionado por empresas ou cargos para os quais não nos candidatamos inicialmente. Nesses casos, dá para recusar a oportunidade? Quais critérios devemos usar para dizer não a uma entrevista de emprego?

Margaret Abrams, colunista do site Levo, compartilhou com os leitores algumas de suas experiências que podem ajudar você a definir a melhor hora para recusar uma entrevista de emprego. Confira:

Certifique-se de que as suas expectativas e as do recrutador estão em alinhadas

“Para a minha primeira entrevista de emprego após a formatura, eu voei para Nova York, coloquei meu melhor blazer e fui para uma gravadora independente que (eu pensava) ser o meu emprego dos sonhos. Eu havia discutido uma posição de gerente de mídia social com o proprietário durante os meses que antecederam a graduação. Mas quando cheguei ficou claro para mim que a entrevista era para uma vaga de estágio, o que não é exatamente o que eu queria”, contou Margaret.

Por isso, certifique-se que você sabe exatamente o que está sendo discutido. Se está procurando um emprego de período integral, confirme que não é uma posição para freelancer. Se você tem experiência de gestão, tenha a certeza de que a vaga não é para iniciante. A última coisa que queremos é pagar caro por uma passagem de avião que não vai nos levar a lugar nenhum. Se você alinha tudo antes, pode recusar a entrevista e poupar tempo.

Aborde outras preocupações

Se você está certo de que posição quer ocupar, pode ganhar tempo fazendo perguntas ao recrutador. Se você tem exigências salariais ou curiosidades sobre a política da empresa, é totalmente permitido pedir que o recrutador adiante essas informações. Esses novos dados lhe darão a oportunidade de reconsiderar a proposta e recusar a entrevista, poupando o tempo dos envolvidos no processo.

Pergunte-se: “Será que eu aceitaria este trabalho se ele fosse oferecido para mim?”

Ok, você já está de acordo com o salário e a política da empresa. Ainda assim, é uma boa ideia voltar e dar uma boa olhada na descrição do trabalho. Porque, vamos ser honestos, ela pode ter sido atraente lá no começo. Agora que o tempo passou e novas oportunidades surgiram no mercado, você ainda está interessado? Se você não consegue se ver aceitando esta vaga, então não há nenhuma razão para aceitar a entrevista. Basta dizer que as circunstâncias mudaram e agradecer ao recrutador pela consideração.

Matérias Relacionadas