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Como pedir um feedback ao chefe?

Alinhar expectativas é a melhor forma de manter uma boa relação dentro da empresa

Stockphoto.com / KatarzynaBialasiewicz É importante estar aberto às críticas positivas e negativas.

Periodicamente os líderes sentam com cada membro da sua equipe para fazer uma avaliação sobre o comportamento apresentado e a qualidade das tarefas executadas. É o chamado feedback ou avaliação de desempenho.

Entretanto, esta prática não é comum em todas as empresas, deixando os funcionários muitas vezes apreensivos, sem saber se estão desempenhando as atividades da maneira que é esperada pela empresa como um todo e pelos seus superiores.

Se você trabalha em uma empresa onde o feedback não é praticado, não há problemas em abordar o seu chefe e pedir que ele faça uma avaliação do seu desempenho. É possível que a conversa aborde seus trabalhos de uma maneira geral ou apenas uma situação (resolução de um problema x ou de uma apresentação y).

Quer saber como pedir ao seu chefe um feedback? Veja algumas dicas:

Estabeleça uma boa relação com seu chefe antes de pedir o feedback

Você alguma vez já se viu obrigada a falar algo sobre alguém que não conhece direito? É difícil encontrar as palavras e o tom certos, não é? No caso de um feedback é a mesma coisa. Quando você e seu superior não se relacionam, o feedback acaba sendo frio demais, beirando o superficial. Quando há uma relação, líder e liderado se sentem mais à vontade e a conversa flui muito melhor.

Peça para o chefe dedicar um tempo a você

Não há um tempo pré-determinado para se dar um feedback. Por isso, o ideal é que os envolvidos dediquem um momento a ele. Em vez de segurar o seu chefe uns minutinhos a mais na hora do cafezinho, peça para que ele reserva um tempinho para vocês conversarem com calma e reservadamente.

Toda reunião tem uma pauta. Feedback também

A gente sabe que o tempo é um fator complicado em várias empresas, uma vez que a quantidade de tarefas para serem executadas rapidamente só aumenta. Sendo assim, facilite a sua vida e a do seu chefe. Deixe claro a pauta da conversa. Se é um feedback sobre seu desempenho de uma maneira geral ou sobre uma determinada situação. Dessa forma, vocês darão o tempo necessário para coletar as informações necessárias para a ocasião.

Esteja aberto às críticas positivas e negativas

Dez em cada dez profissionais querem ouvir palavras positivas dos seus chefes, mas nem sempre é assim. Você quer um feedback, certo? Então esteja preparado para ouvir elogios e críticas. Uma dica para evitar frustrações e não criar expectativas. Apenas seja humilde para ouvir as considerações do seu superior.

Escute, anote, fale a agradeça

Ao receber o feedback, leve sempre um caderninho para anotar aquilo que julgar necessário. Até mesmo porque, dessa forma, você organiza os tópicos que deseja argumentar. Depois de ouvir o parecer de seu chefe, faça as suas considerações e foque na solução dos problemas apresentados na conversa. Ao final agradeça, reflita sobre a conversa e monte um plano de ação para retificar ou ratificar suas atitudes.

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