Para se sobressair dentro do mercado de trabalho e ser um bom profissional, é preciso muito mais do que competência. Hoje em dia, para conseguir um espaço, o profissional precisa se diferenciar, ou seja: é preciso que ele desenvolva habilidades chamadas Soft Skills.
O que são Soft Skills?
As Soft Skills podem ser definidas como os atributos e competências que uma pessoa possui e que permitem que ela interaja e se relacione com os outros indivíduos da melhor forma possível, melhorando sua integração no ambiente de trabalho e tornando o local mais harmonioso e produtivo.
Essas habilidades são desenvolvidas pelas pessoas ao longo de suas experiências de vida, as ajudando a crescer tanto na área profissional como pessoal. Os principais exemplos de Soft Skills são:
- Criatividade;
- Trabalho em equipe;
- Determinação;
- Atitude positiva;
- Comunicação Verbal;
- Clareza;
- Objetividade;
- Poder de Persuasão;
- Habilidade na hora de ensinar;
- Capacidade de liderança.
Em geral, essas competências comportamentais de alto valor são bastante difíceis de alterar, embora todas possam ser desenvolvidas, aprimoradas e melhoradas ao longo da vida profissional. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar neste processo de desenvolver suas habilidades Soft Skills:
5 dicas para desenvolver suas habilidades Soft Skills
Trabalhe em equipe
A maioria das empresas está atrás de profissionais que interajam com seus colegas, gestores e clientes, além de colaborar na hora de realizar alguma tarefa ou atividade. Por isso, trabalhar em equipe é uma das principais competências a ser desenvolvida. Se você também for capaz de motivar e inspirar outros profissionais de sua equipe, certamente ganhará pontos dentro da empresa.
Controle suas emoções
Para desenvolver as Soft Skills, é muito importante controlar e administrar suas emoções. Desse modo, você se torna capaz de separar o âmbito profissional do pessoal, além de ter mais foco em suas tarefas diárias. Esta é uma habilidade que também facilita o trabalho em equipe, melhora a aceitação das diferentes ideias mostradas e maximiza o alcance dos objetivos.
Seja resiliente
Uma das habilidades mais importantes entre as Soft Skills, a resiliência é a base para todas as outras competências a serem desenvolvidas. Isso porque ela torna o profissional ainda mais capaz de lidar com os problemas do dia a dia, se adaptar às mudanças e resistir à pressão, mantendo-se sempre focado e forte para os novos desafios.
Saiba de comunicar
Ter uma comunicação efetiva e clara pode facilitar os relacionamentos e abrir muitas portas no mercado de trabalho. Para desenvolver esse tipo de habilidade, o profissional precisa saber ouvir, não desviar sua atenção e saber falar sempre que for necessário. Muitas vezes, saber se comunicar é muito mais importante do que aspectos técnicos.
Desenvolva sua criatividade
Essa habilidade consiste na capacidade de elaborar algo de maneira diferenciada e inovadora. Em qualquer profissão ou situação, é muito importante trabalhar com a criatividade diariamente, de modo a aperfeiçoá-la. Isso porque, para se diferenciar no mercado, é fundamental encontrar novas soluções e alternativas diferenciadas para cada situação ou tarefa colocada em seu caminho.