Home > Plano de Carreira > Entenda a relação entre uniforme profissional e marketing pessoal

Entenda a relação entre uniforme profissional e marketing pessoal

O uso do uniforme profissional está ligado a asseio e organização

iStock.com / andresrimaging Usar uniforme é uma forma de transmitir organização e asseio.

A célebre frase “a primeira impressão é a que fica” serve para os mais diferentes momentos da vida. No ambiente de trabalho ela exerce grande influência quando se fala em imagem e postura profissional e até mesmo em chances de promoção. Por isso se dá tanta importância para o uso de uniforme profissional e para roupas adequadas dentro das empresas.

Um dos pilares do comportamento humano está ligado ao marketing pessoal, que engloba, entre outros itens, a maneira como nos vestimos e nos comportamos diante de outras pessoas. Quanto à vestimenta profissional, vale lembrar que ela pode abrir ou fechar muitas portas.

Por mais que as empresas avaliem o currículo antes da pessoa, a aparência vai entrar na lista de itens a serem avaliados pelo recrutador na hora da contratação ou da promoção, uma vez que um traje adequado transmite credibilidade, respeito perante chefes e colegas e também profissionalismo.

A estratégia por trás do uso do uniforme profissional

Para passar uma boa imagem para os clientes e também colegas de trabalho, há empresas que adotam o uso de uniformes corporativos. Além de ajudar o funcionário a minimizar gastos com compra de roupas e acessórios formais, o traje passa imagem de asseio e organização.

Ao transmitir cuidado com a vestimenta, os clientes, parceiros e apoiadores acabam percebendo que esta mesma preocupação também existe com os projetos desenvolvidos pelos funcionários, o que aumenta a credibilidade que se tem em relação à empresa e à equipe.

Mas, cuidado: não pense que a adoção do uso do uniforme dispensa o funcionário de se manter impecável. Na verdade, o desafio se torna ainda maior, uma vez que as peças precisam estar sempre limpas, bem passadas e devidamente colocadas. Não é toda empresa que permite que se use blusas na cintura ou nos ombros, colarinho e punhos desabotoados, mangas arregaçadas ou gravatas frouxas.

Sendo assim, para evitar constrangimentos, fique sempre atento ao perfil da empresa, independente se a vestimenta é livre ou padronizada. Ao se atentar às regras de etiqueta, você evita que as pessoas tenham falas impressões do seu comportamento e ainda aumenta as chances de ganhar pontos na hora de angariar novas oportunidades dentro da organização.

Acessórios e maquiagem

Há quem fuja de empresas que adotam uniformes por achar que o traje tira a personalidade dos funcionários. Entretanto, não precisa ser sempre assim. Dependendo da empresa e de sua flexibilidade, é possível caprichar na maquiagem e nos acessórios, dando um toque diferenciado no traje do dia a dia.

Matérias Relacionadas