Home > Plano de Carreira > Procurar emprego direto com recrutador é a tendência do mercado

Procurar emprego direto com recrutador é a tendência do mercado

Pesquisa destacou que 66,7% dos entrevistados entraram em contato direto com o recrutador da vaga ao invés de utilizar o seu networking. Veja as dicas que facilitam a busca por um emprego

Entre as opções de se cadastrar em agência e site de empregos, ou contatar sua lista de profissionais ativos no mercado, qual dessas parece ser a melhor opção para conseguir uma vaga de trabalho? Para a pesquisa do Federal Reserve Banks of Louis, nenhumas dessas é efetiva.

De acordo com o estudo, 66,7% dos pesquisados entraram em contato diretamente com o recrutador, contra 22,5% que contataram somente uma agência de recrutamento e seleção, ou seja, a porcentagem de pessoas que optam por consultar primordialmente o gestor da vaga é maior, e pode sinalizar uma tendência do mercado global.

Para chegar a esta estatística, a dupla de pesquisadores do instituto analisou os dados coletados por uma espécie de censo realizado mensalmente nos Estados Unidos entre os anos de 1976 e 2011.

Os participantes do relatório encontravam-se desempregados e tiveram que responder a seguinte pergunta: “O que você fez nas últimas quatro semanas para encontrar um emprego?”. E a questão mais respondida entre os entrevistados foi a de que eles falaram diretamente com o recrutador.

Embora a pesquisa não traga dados específicos que comprove o número de pessoas que conseguem uma vaga efetiva através do contato direto do empregador, esta parece ser a alternativa mais rápida para uma entrevista.

Entretanto, de acordo com o estudo, quando o profissional está há muito tempo fora do mercado de trabalho, a estratégia usada para se recolocar não tem tanta influência para o resultado final.

Apesar do networking não ser uma determinante para o resultado final da busca por uma ocupação, estabelecer conexões com profissionais da sua carreira é essencial para seu crescimento dentro da área de atuação.

Confira algumas dicas de como procurar por um emprego

Steve Dalton, autor do livro “The 2 hour Job Search”, que dá dicas de como procurar trabalho, propõe algumas técnicas para conseguir emprego em um curto período de tempo. Veja quais são:

Liste potenciais empregadores

A primeira delas é fazer uma relação das empresas onde você deseja trabalhar, além de averiguar se existem pessoas do seu círculo profissional (contatos de faculdade e trabalho) que atue em alguma dessas instituições. Ao identificar esses profissionais é mais fácil saber das chances de ingressar na empresa, pois provavelmente será selecionado através de indicação.

Entre em contato

Networking

Foto: © Depositphotos.com / iofoto

Comece a contatar os conhecidos que estejam trabalhando nessas empresas, enviando mensagens curtas sem demonstrar interesse pelo emprego, apenas mostrando interesse sobre o mercado em que elas atuam. Se no caso houver vaga onde seu contato atua, mostre interesse, mas somente depois de receber alguma resposta neutra dele, em relação à situação do mercado atual.

Conheça a empresa

Após a resposta positiva de algum contato que fez dentro da empresa, colete o maior número de informações sobre a instituição a qual pretende trabalhar. Entre no site e verifique o perfil empresarial, missão e valores do local e chegue bem preparado na hora da entrevista.

Matérias Relacionadas