Home > Plano de Carreira > Saiba quais os fatores a considerar antes de aceitar uma promoção

Saiba quais os fatores a considerar antes de aceitar uma promoção

Elevar a hierarquia propicia acréscimos salariais, porém, os profissionais devem investigar se a vaga de trabalho oferecida corresponde a suas habilidades e ao plano de carreira.

© Depositphotos.com/Wavebreakmedia

Almejada por quase todos os trabalhadores, uma promoção pode nem sempre estar relacionada à satisfação ou progresso na carreira. Sejam pelas responsabilidades atribuídas ou atividades a serem conduzidas, há alguns fatores que necessitam de consideração antes de se aceitar uma oportunidade para subir a hierarquia.

Embora represente aumento salarial, um cargo mais elevado demanda habilidades técnicas e comportamentais específicas, como delegar funções e liderar uma equipe, algo que pode prejudicar o candidato caso não atenda a tais requisitos. Além disso, vale sondar a empresa a respeito dos critérios usados durante a avaliação para indicar o colaborador, pois, deste modo, será possível entender o potencial que a organização observa no funcionário nomeado.

À medida que ocorre a promoção, o profissional deverá entregar diferentes tipos de resultados para um novo chefe direto, devendo-se investigar sobre o desempenho esperado pelo gestor no curto, médio e longo prazo, e refletir sobre a capacidade de alcançá-lo. É importante conferir se a proposta agregará ao plano de carreira, tendo em vista as chances proporcionadas pela vaga futuramente.

Contudo, ultrapassando o campo profissional, uma posição de alta hierarquia pode ter também alguns custos adicionais, como viagens e o maior investimento de tempo. Ou seja, o trabalhador precisará equilibrar as tarefas executadas na empresa e os seus planos pessoais.

Matérias Relacionadas