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Dicas de como não perder um deadline

Veja como evitar procrastinações e falta de organização no trabalho

iStockPhoto / STILLFX Sem organização e pressa, tarefas correm riscos de trabalho e estresse.

Trabalhar com prazos, curtos ou não, faz parte da rotina de todo e qualquer profissional. E volta e meia surgem aquelas tarefas urgentes que acabam mudando o nosso cronograma inicial e colocando aqueles prazos inicialmente acordados em risco.

Na maioria das vezes, ao perder um deadline você compromete todo o andamento do projeto, já que outras pessoas dependem da sua parte que está sendo desenvolvida. Em certos casos, entregar tarefas fora do prazo pode comprometer sua credibilidade com o chefe e com os demais integrantes da equipe.

Para você nunca mais perder um deadline, o Mundo Carreira separou algumas dicas. Confira:

Revise sua agenda diariamente

É importante que você tenha em mente todas as atividades que você precisa realizar naquele dia ou semana. Uma boa organização vai evitar momentos de ansiedade e estresse e potencializar a sua produtividade. Faça uma lista de prioridades de acordo com os prazos, tamanho e importância das tarefas e vá riscando as tarefas à medida que as concluir.

Alinhe expectativas

Geralmente a equipe senta junto para entender o projeto e definir os prazos. Nesta hora, olhe bem a sua agenda antes de definir o prazo para entrega da sua atividade, pois um atraso seu pode comprometer as tarefas dos demais colegas. Não adianta querer abraçar o mundo e fazer o trabalho com pressa e cheio de erros. O retrabalho também compromete o resultado.

Encare a tarefa como algo inédito

As pessoas têm a errada mania de deixar tudo para a última hora, ainda mais quando elas dominam a atividade e sabem que vão realizá-la em pouco tempo. Se você está com folga e tem a oportunidade realizar esta tarefa agora, por que não começar? O ato de postergar compromete a produtividade. Sem contar que, você pode ser pego de surpresa e ficar atolado, caso um novo projeto de última hora entre na sua planilha.

Aprenda a dividir suas tarefas

Nem todo projeto é feito em apenas um dia. Se a tarefa é complicada, procure dividi-la em pequenas partes, tornando o gerenciamento e a execução da tarefa menos complicadas. Aproveite para definir prazos para cada parte da tarefa.

Defina um prazo para você e outro para o chefe

Se seu chefe pediu a tarefa para daqui a 10 dias, estabeleça para você um deadline de oito dias. Assim você termina a atividade com certa folga, tem mais alguns dias para resolver qualquer problema que surgir no meio do caminho e ainda tem tempo para fazer uma boa revisão.

Pratique a automotivação

Que tal você se dar um presente a cada tarefa cumprida no prazo? Essa estratégia de automotivação podre lhe ajudar a se organizar mais e a trabalhar com mais responsabilidade. Pense em algo como um cinema no fim de semana, um sapato novo, um passeio especial no fim de semana… as regras você define!

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