Todos nós buscamos passar uma boa imagem no trabalho, principalmente quando estamos no começo da carreira ou quando iniciamos em uma nova empresa. Já quem é mais experiente tem na ponta da língua algumas estratégias para não fazer feio no escritório, como enviar e-mails concisos e objetivos, participar adequadamente em reuniões e se comportar com mais profissionalismo.
A boa notícia é que com o tempo você acaba aprendendo todos estes detalhes, mas se você quer pular algumas etapas, separamos aqui no post 5 coisas que você precisa parar de se preocupar no trabalho. Algumas dessa dicas foram selecionadas por Liz Funk, do site Levo League. Confira:
Não se aborreça se não receber um “Parabéns pelo trabalho” no dia a dia
Desde os tempos de escola estamos acostumados a receber pontuações e congratulações pelos trabalhos realizados. Com isso, nos sentimos realizados. No mercado de trabalho, entretanto, este relacionamento é mais frio e nem sempre você receberá um feedback positivo após realizar uma tarefa. Isto é comum! Não se aborreça e nem perca o sono por isso. Provavelmente seu chefe estava muito ocupado e o que realmente importa é o trabalho realizado.
Hora do almoço é hora do almoço
Muita gente fica preocupada em sair para almoçar, isso porque temos a impressão que isto não é bem aceito pelos chefes. Errado! É um direito do trabalhador e ele pode almoçar onde quiser dentro do prazo estipulado. Comer em sua mesa, à frente do computador, é péssimo para a visão e também para a digestão… Isso sem falar que você realmente não descansa o necessário. Deu o horário do almoço? Pode sair sem se preocupar, seu chefe sabe disso e quando ele era funcionário, também fazia o mesmo.
Não se preocupe com mau humor do chefe
Sabe quando passamos por um setor da empresa e algum superior na hierarquia olha um pouco diferente e não tão amistosamente? Você pode até pensar que seu chefe está bravo com você, porém pode apenas ser que ele começou o dia com o pé esquerdo. Talvez tenha enfrentado um trânsito daqueles ou seu time do coração perdeu na noite anterior, não tem como saber apenas com um olhar.
Trabalha melhor com música?
Verifique se é possível: algumas pessoas só conseguem se concentrar no trabalho quando estão ouvindo música, e se a empresa permite, qual o problema? Não se sinta mal por trabalhar ouvindo música e nem pense que isso prejudica sua imagem. Acredite, se o trabalho entregue é bom e o chefe não vê problema nisso, pode dar o play! Tome cuidado apenas para que o som não incomode seus colegas de trabalho.
E-mails objetivos são apenas e-mails objetivos
Sempre que recebemos e-mails de pessoas com mais experiência, e estes e-mails são curtos e objetivos, temos a impressão que a pessoa está brava ou sem paciência para falar com você. A dica é não se preocupar com isso, pois se realmente houver a necessidade de um conteúdo mais explicativo e importante, acredite, você receberá um e-mail assim. Não faça tempestade em um copo d’água.