Home > Sem categoria > 5 lições de liderança que nunca ninguém ensinou a Donald Trump

5 lições de liderança que nunca ninguém ensinou a Donald Trump

Certas atitudes do candidato devem ser ignoradas por quem é ou deseja ser um líder

Stockphoto.com / andykatz Para especialista, Trump é sinônimo de “Faça como eu digo, não como eu faço”.

Líder é sinônimo de motivação e inspiração. E quem quer ser exemplo precisa primeiramente olhar para dentro de si e avaliar minuciosamente suas atitudes, de forma a deixar transparecer o que é bom e lidar com maestria os defeitos que possui.

Essa postura, na opinião Adam Trisk, especialista em Marketing e colunista do site Inc.com, não é vista em Donald Trump, empresário que é candidato à presidência dos Estados Unidos e que ganha frequentemente as páginas dos veículos de comunicação por conta de suas atitudes controversas.

Para Trisk, Trump é o tipo de cara que diz “Faça como eu digo, não como eu faço”. “Ele é um garoto rico e mimado que acredita que seu temperamento vicioso irá lhe dar qualquer coisa que ele quiser. Esta mesma qualidade tem sido a ruína de líderes bem-sucedidos desde o início dos tempos, e Trump viola todos os princípios que devem sustentar um grande líder.”

O especialista defende que grandes líderes são motivadores, unem as pessoas sob uma visão compartilhada para fazer grandes coisas e incentivam as pessoas a se tornarem melhores versões de si mesmas. “Grandes líderes escolhem suas palavras sabiamente e falam com sinceridade. São corajosos, altruístas e acalmam seus egos em busca do progresso compartilhado”, ressalta.

Adam Trisk identificou cinco comportamentos em Donald Trump e que não devem ser seguidos por nenhum líder:

Quando as coisas ficarem quentes… mantenha a calma

É fascinante ver como as pessoas reagem ao serem tiradas de suas zonas de conforto. Quando isso acontece, Trump, por exemplo, perde a calma e comete erros críticos. Ele lança ataques pessoais, maquina respostas sem sentido e expõe a si mesmo como alguém que é incapaz de manter a calma no meio do caos. E a compostura dos líderes é sempre um dos seus maiores ativos.

Arrogância acabará por se tornar seu maior inimigo

Somos todos um pouco arrogantes, mas essa postura pode ser um sinal de insegurança profunda. Líderes maciçamente inseguros geralmente pisam naqueles que atravessam o seu caminho. Donald Trump leva arrogância para outro nível. Sua incapacidade de receber críticas e admitir seus erros acabará por levar à sua própria ruína.

Mantenha a sua voz interna só para si

Lincoln foi sábio ao dizer: “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida”. Todos nós temos um lado negro. Uma voz interior que diz coisas ultrajantes. Porém, Trump não sabe como manter sua escuridão para si mesmo. Os líderes precisam se dar conta de que as palavras que eles escolhem mudam radicalmente a receptividade que os outros terão de suas ideias e convicções.

Escolha uma posição e seja consistente

Sem dúvida Trump luta pela audiência e tem sido inconsistente em sua posição inúmeras vezes. Grandes líderes precisam assumir uma posição dura, ao mesmo tempo aberta e flexível. Quando você muda sua posição em busca de audiência você vai ser exposto por uma incapacidade de ser honesto. E sem a honestidade, os líderes perdem o respeito das pessoas que lideram.

Leve as pessoas a trabalharem com você, não para você

Henry Ford disse uma vez: “Reunir é um começo, manter-se juntos é um progresso e trabalhar juntos é Sucesso!”. Há duas maneiras distintas de gestão: acreditar que você é quem manda ou acreditar que você ajudar a levar o projeto adiante. Dizer às pessoas que eles vão fazer o que lhes disser – e acreditando que elas vão abandonar as suas próprias convicções e ética – é um estilo de liderança reservada para ditadores maníacos. E esta atitude é precisamente a razão de Trump estar sendo comparado a Hitler.

Matérias Relacionadas