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Aprenda como dar um bom feedback

Muito diferente de dar bronca ou lição de moral, oferecer um feedback adequado aos colaboradores permite o aprimoramento das relações de trabalho e da produtividade

Feedback

Foto: peilaus

Um dos maiores desafios para um líder no processo de gestão de sua equipe é oferecer aos seus funcionários pareceres sobre como estão se saindo no trabalho – ou, em linguagem corporativa, oferecer um feedback.

Trata-se de uma ferramenta importante que, quando bem utilizada, permite que as relações de trabalho se tornem mais fluidas, favorecendo a produtividade. Um bom feedback também pode trazer informações importantes sobre as dificuldades que o colaborador encontra e que, por algum motivo, não estão claras ao líder.

O momento do feedback não deve ser confundido, portanto, com uma oportunidade de bronca ou lição de moral. Ao contrário, este tipo de atitude demonstra a imaturidade do líder e, fatalmente, levará o funcionário a sentir-se mais inseguro e menos satisfeito.

Para um feedback maduro e eficaz, especialistas em gestão de pessoas apontam que é importante que o líder procure ser mais descritivo, em vez de avaliativo, e específico, ao invés de generalista.

Na prática, ser descritivo significa falar da situação crítica com o máximo de distanciamento. Colocar o assunto de forma específica significa ir direto ao ponto sem fazer nenhum tipo de julgamento, como afirmar que o funcionário “sempre faz isso” ou “não sabe fazer aquilo”.

Para auxiliar o fluxo desta conversa, é importante que ela ocorra em um ambiente tranquilo e neutro, como em uma sala que não seja nem a do líder nem a do colaborador. Este deve ser um momento privado ao máximo, sem nenhum tipo de interrupção.

Feedback

Foto: edgblogs

Para criar um clima mais leve e evitar resistências, o líder pode iniciar falando dos pontos positivos e das contribuições dadas pelo colaborador. Neste momento inicial, também pode estabelecer o processo da conversa. O mais indicado é que primeiro seja dado o feedback e, apenas depois desta fase, o colaborador se pronuncie. Este formato ajuda a evitar respostas impulsivas e diminui a tensão. Líder e colaborador podem anotar os pontos mais importantes, para organizarem melhor a conversação.

Após a palavra do líder, chega a vez de o colaborador colocar seus pontos de vista, apontando possíveis dificuldades e necessidades. O líder deve escutar com atenção e se abster o máximo possível de falar. Assim, quem está recebendo o feedback sentirá que tem um espaço verdadeiro para se colocar.

Como a premissa do feedback é o respeito, ao final das falas é possível apontar alguns caminhos que ajudem a superar as dificuldades e a ampliar ainda mais os pontos positivos. Dar um bom feedback – seja ele positivo ou negativo – é o oposto de realizar um jogo de poder. Ao contrário, é uma forma de buscar soluções e incentivar melhorias para o bem de toda a organização.

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