Ocupar o cargo de chefe implica em uma série de desafios. Além de lidar com inúmeras tarefas e prazos, o profissional precisa lidar com pessoas com personalidades, dificuldades e expectativas diferentes. E no meio de tudo isso é preciso saber inspirar e levar a equipe a alcançar bons resultados.
Quando um chefe não é bom, os resultados não aparecem e os funcionários, por mais felizes que se sintam no ambiente de trabalho, ficam desmotivados e acabam abandonando a empresa e a equipe.
Você já se perguntou se é um bom chefe? Se você ainda não ocupou este cargo, mas tem este interesse, sabe como agir da melhor maneira em prol da empresa e da sua equipe? Para lhe ajudar a adotar a melhor postura, Jacquelyn Smith e Áine Cain, respectivamente editora e repórter de carreira do site Businesse Insider, preparou uma lista de atitudes apresentadas por profissionais que são bons chefes:
Atitude de um bom chefe
Você não tem favoritos óbvios: se você deixar claro que uma determinada pessoa é a “menina dos seus olhos”, não importa o que aconteça, só vai incentivar seus outros empregados a desistires de tentar impressioná-lo.
Você trata seus empregados como seres humanos: lançar insultos e abusos não é uma técnica de motivação eficaz. Se você valoriza seus funcionários como seres humanos, já deu um grande passo acima de muitos gestores.
Você está disposto a tentar coisas novas: bons chefes adotam certos métodos, porque são a melhor maneira de fazer as coisas. Mas os melhores gerentes gostam de dar aos seus funcionários um pouco de espaço para experimentar e inovar.
Você responsabiliza todos, inclusive você: manter a prestação de contas é necessário e incentiva os trabalhadores a agirem com integridade, levando a uma cultura de trabalho excelente. Além disso, bons chefes não escolhem um bode expiatório ou explicam erros. Eles admitem quando falham, a fim de criar um ambiente de trabalho seguro para a experimentação.
Você pede educadamente: chefes inseguros latem ordens ou se comportam como divas, a fim de estabelecer sua dominância. Se você sempre diz as palavras mágicas “por favor” e “obrigada” e é geralmente educada, isso é definitivamente um bom sinal.
Você dá apoio: chefes devem construir a confiança com seus empregados, fornecendo uma quantidade razoável de apoio e orientação. Obviamente, você não precisa segurar a mão de ninguém, mas jogar as pessoas no fundo do poço também não é o ideal.
Você eliminar os obstáculos: maus chefes colocam obstáculos que dificultam o sucesso das pessoas na realização de seus trabalhos. Grandes gerentes trabalham ativamente para tornar a vida dos seus empregados mais fácil.
Você é um bom treinador: os treinadores não se sentam à margem girando seus polegares e nem correm para o campo e começam a jogar. Bons chefes são como bons treinadores: eles comandam com respeito e fornecem a combinação certa de elogios e críticas construtivas para extrair o melhor de seus empregados.
Você é capaz de gerenciar as expectativas: maus chefes muitas vezes decepcionam ou confundem suas equipes, apresentando imagens imprecisas sobre como as coisas estão no escritório. Por exemplo, fala o quão bem a empresa está indo e, em seguida, surgem notícias de demissões em todos. Bons chefes são honestos e abertos.
Você dá feedback: bons funcionários anseiam por feedbacks para aprender como eles podem melhorar e crescer.
Você mantém o ambiente aberto e transparente: a transparência contribui para uma cultura de escritório feliz.
Você pede insights: os funcionários querem se sentir ouvidos. Tudo bem que você é responsável por fazer o julgamento final, mas, de vez em quando, bons chefes chegam para os seus trabalhadores para obter ideias e opiniões.
Você se explica: bons gerentes não esperam que alguém leia suas mentes. Eles descrevem uma visão clara e fornece à equipe conhecimento e ferramentas.
Você se preocupa com soluções: quando as coisas ficam difíceis, os chefes fracos encontram alguém para culpar. Bons chefes se concentrar em encontrar uma solução para o problema
Você se preocupa em desafiar seus funcionários: trabalhadores entediados são trabalhadores infelizes. Os melhores chefes estão sempre de olho para garantir que seus funcionários estão sendo desafiados.
Você não é um microgerente, mas também não fica à toa: o bom chefe examina cuidadosamente as capacidades dos seus trabalhadores, a fim de alcançar um bom equilíbrio. Você poderia dar a qualquer um deles mais responsabilidades? Há algo que você pode começar a delegar?
Você conversa com seus colaboradores: um bom chefe não atormenta os funcionários, mas sempre conversa com ele a fim de descobrir seus objetivos e preocupações.
Você tem um senso de humor: bons chefes levar seu trabalho a sério, mas sabem o quanto é bom dar risadas com seus funcionários.
Você se preocupa com os sonhos e objetivos de seus funcionários: os melhores chefes investem em seus funcionários. Isso significa que eles estão ativamente preocupados com os objetivos profissionais e aspirações deles.
Você não é bom apenas para ser agradável: chefes artificialmente doces distribuem elogio não merecidos e depois puxam o tapete dos empregados mais tarde. Portanto, seja autêntico com os seus trabalhadores. Você estará fazendo um grande favor.
Você é um bom ouvinte: esta é a principal razão pela qual os introvertidos se tornam bons chefes. Boa capacidade de escuta mostra aos seus empregados que você está considerando seriamente as suas opiniões e necessidades.
Você se interessa pela vida de seus funcionários: bons chefes não cruzar a linha do bom senso, mas se importam o suficiente para perguntar sobre os planos para o verão, a vida das crianças e dos pais idosos. Este interesse vai demonstrar aos empregados que o patrão realmente se preocupa com eles, fazendo com que ambas as partes invistam na boa relação de trabalho.
Você adapta sua abordagem: diferentes funcionários têm necessidades diferentes. Por isso, os melhores chefes são flexíveis e cumprem todos os tipos de papéis, a fim de melhor atender às necessidades dos seus trabalhadores.