Foco de muitos profissionais, o emprego público é conhecido no Brasil como uma das carreiras mais vantajosas para seguir. A estabilidade, a boa remuneração e a aposentadoria integral são apenas três das várias vantagens encontradas pelos servidores da máquina governo.
Em 1938 foi fundado pelo então presidente, Getúlio Vargas, o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, no qual esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação como da justiça, saúde, segurança, entre outros. Para ser funcionário público é preciso participar de concursos e ser aprovado, garantindo assim a vaga enquanto profissional.
O serviço público brasileiro passou ileso à crise mundial vivenciada em 2009. Em pleno período de recessão, o Ministério do Planejamento não hesitou em autorizar a criação de novas vagas. Prova disso é que de acordo com o órgão, desde 2003, mais de 127 mil pessoas ingressaram no Poder Executivo por meio de concurso público.
De acordo com uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os salários dos funcionários do setor privado com carteira assinada correspondem, em média, a apenas 62,6% dos salários dos servidores públicos estatutários. Porém, nem tudo são flores. Do total de trabalhadores, apenas 6% estão ligados aos órgãos da administração pública federal estadual ou municipal.
O número é o demonstrativo de que apesar da área estar vivendo atualmente um período de franca expansão, existe uma verdadeira barreira que separa o candidato de uma vaga: a concorrência. Por conta disso, o estudo é parte fundamental para quem deseja alcançar um cargo público. O percentual de concorrência dos concursos excessiva, chegando a superar – e muito – vestibulares para o curso de medicina nas universidades brasileiras.
Apesar de tanto benefício, a aprovação em concurso também pode gerar ansiedade e nervosismo. Além da aprovação, existe um longo caminho até a posse, que é o momento em que o futuro servidor ocupa de fato seu lugar na administração pública. Em muitos casos, os candidatos levam meses e até anos para finalmente serem convocados, o que é mais comum em processos seletivos para cadastro reserva.
Em franca expansão, o funcionalismo público é uma área profissional importante para o bom funcionamento da máquina estatal, de modo que as exigências dos editais e a concorrência pelas vagas se justificam por conta da procura por ótimos profissionais.