As tecnologias facilitaram e muito a comunicação entre empresas e candidatos. Em vez de bater de porta em porta entregando currículos impressos, a internet passou a ser uma das formas mais usadas pelos recrutadores para encontrar o profissional ideal.
Mas, com tanta gente usando este meio para ser achado, é preciso recorrer a alguns diferenciais para ganhar destaque, seja para aparecer primeiro nos resultados dos grandes buscadores, seja para ser encontrado no banco de dados da empresa dos sonhos.
O Mundo Carreira separou algumas dicas para ajudar você a dar um destaque maior ao seu perfil profissional na internet. Confira:
Revise. E revise de novo
Há quem dê risadas quando se depara com vagas que pedem o português fluente. Entretanto, tem muita profissional que escreve currículos com erros graves de português (concordância verbal, nominal…), além de erros de digitação e gírias. Saber usar o currículo para se expressar corretamente é o primeiro passo para quem quer atrair o recrutador de empresas importantes e ser chamado para uma conversa.
Use termos técnicos da sua área
Esta pode ser uma forma de o recrutador comprovar que você domina sua área de atuação e tem experiência. Ao descrever seus cargos, atividades e resultados, procure utilizar esses termos para enriquecer seu currículo e passar mais conhecimento da área na qual você deseja atuar. Além disso, geralmente é pelos termos técnicos que os recrutadores fazem buscas na internet. Se o seu currículo contiver estas palavras-chave, a chance de você aparecer nos resultados aumenta.
Seja objetivo
Deixe claro para o recrutador em qual área você deseja atuar e quais experiências você tem para comprovar sua capacidade para ocupar o cargo. Ser genérico demais pode confundir o recrutador e, dependendo do prazo que ele tiver para encontrar candidatos, ele vai acabar dando preferência para aqueles que são mais objetivos e diretos nas informações.
Tenha cuidado com o que publica nas redes sociais
Perfis em redes sociais entraram na mira dos recrutadores e não é de hoje. Geralmente eles acessam Facebook, Twitter, Linkedin, entre outros perfis para saber como o possível candidato se porta. Por isso, é importante também que você saiba separar bem seus perfis nas redes. Se for falar de algo profissional, poste no Linkedin, e não use esta mesma rede social para falar da vida pessoal.
Vai incluir uma foto? Seja profissional!
Avalie bem a empresa que você vai mandar o currículo. Por mais formal ou informal que ela seja, lembre-se de que este contato é profissional e exige que você se porte de maneira ética. Escolha a foto com cuidado, com roupas adequadas e com boa resolução.
Se for cadastrar o currículo num banco evite copiar e colar
Geralmente os bancos de currículos das empresas são bem extensos, mas, mesmo assim, evite copiar e colar as informações. Leia bem os enunciados e procure formas de ser o mais objetivo e estratégico possível. Falamos acima das palavras-chave, certo? Use e abuse delas na hora de preencher os campos. Isso pode facilitar na hora de o recrutador procurar perfis no banco e deixar você com mais destaque. Em certos casos, estes bancos possuem campos diferenciados. Procure preencher todos com qualidade.
Revise e atualize seu currículo periodicamente
Faça uma listinha dos bancos onde seu currículo está cadastrado e dê uma boa revisada neles com frequência, mesmo que você esteja trabalhando e sem interesse em mudar de emprego. Volta e meia surge um termo técnico novo ou um projeto de sucesso que você pode incluir no currículo e deixá-lo rico e atualizado. Além disso, há bancos de mostram a data que você entrou pela última vez. Se o recrutador perceber que você acessou a página há muito tempo, pode pensar que seu currículo está desatualizado e descartar você.