Queda de produtividade, desmotivação, postergação sem limites, vontade de não sair da cama. Estes são alguns dos sintomas que acometem as pessoas que sofrem de depressão no trabalho. A situação é séria e exige cuidados por parte da empresa e do próprio funcionário.
Há seis anos, o Ministério da Previdência Social já alertava para os altos índices de depressão diagnosticados no ambiente de trabalho. Pelos dados daquela época, dos 100 transtornos classificados como mentais e de comportamento, os depressivos e transtornos depressivos representavam 40,7% dos benefícios concedidos.
O problema é tão sério que a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que a depressão será a segunda maior causa de incapacidade até o ano de 2020. A crise atinge qualquer tipo de profissional e, em muitos casos, a ansiedade no desenvolvimento das tarefas e o estrese causado pelo pouco tempo para realizar todas as atividades e ainda gerar ótimos resultados podem ajudar a gerar ou piorar o quadro.
Quem sofre de depressão, em certos casos, tem medo de expor o problema para o superior, por não saber como ele e a empresa vão lidar com a situação. Entretanto, é sempre necessário pedir ajuda, de forma que a causa seja tratada com mais rapidez e assertividade.
Por mais que a depressão pareça algo bastante incapacitante, existem algumas formas de lidar com ela no ambiente de trabalho. Inspirado nas dicas do psicólogo português Miguel Lucas, seguem algumas dicas para você. Confira:
Separe as tarefas em pequenas partes
A depressão tira o ânimo e incapacita você de realizar suas atividades no trabalho de maneira rápida e altamente eficiente. Sendo assim, pegue a tarefa que precisa realizar e separe-a em atividades menores. Se você precisa desenvolver um relatório, por exemplo, enumere tópicos como: pegar os números do primeiro gráfico, escrever um texto a respeito deles, analisar os dados do segundo gráfico e assim por diante. Aos poucos você perceberá que consegue executar toda a tarefa.
Procure ajuda
Sufocar o sentimento dentro de si não é a melhor maneira de superá-lo. Conte com a ajuda de um profissional para lidar com a situação. Você também pode procurar um ombro amigo, alguém com quem possa desabafar e dizer o que sente. Na hora de escolher esta pessoa, tenha cuidado e se apoie em alguém de confiança, que não irá expor seus problemas e tornar a situação ainda mais difícil.
Bata um papo com o seu supervisor
Por mais que a depressão seja um problema bastante comentado, pode ser que as pessoas ao seu redor, o seu chefe, por exemplo, nunca tenha vivenciado uma situação dessa e, portanto, não saiba como resolvê-la. Portanto, exponha seu problema, de forma que ele entenda os motivos da sua queda na produtividade e no relacionamento com os demais colegas. Caso contrário, ele pode achar que você está desanimado ou fazendo corpo mole de propósito.
Evite pessoas tóxicas
É comum que as pessoas que sofrem de depressão queiram se isolar, mas pior do que ficar sozinho é ter ao lado quem tende a colocar você ainda mais para baixo. Fuja desse perfil de companhia e dê preferência às pessoas que vão ouvir você e que vão lhe ajudar a encontrar caminhos para superar essa situação difícil.