O marketing direto é a melhor tática quando o assunto é atingir um público-alvo específico, uma vez que ele abrange todas as ferramentas que atingem diretamente o consumidor, sem intermediários, e buscam criar ou manter um diálogo com ele.
Algumas ações de marketing direto são feitas através da mala direta, e-mail marketing, telemarketing, brindes e folhetos. Porém, o primeiro passo a se pensar é selecionar o público certo para o tipo de negócio que deseja divulgar.
Dessa forma, a empresa pode: usar o cadastro de clientes ou leads que ela já tem; obter informações de contato em um congresso, evento, barraca de brindes, ou no próprio site; ou ainda selecionar o público-alvo com base em informações de perfis numa rede social.
É importante ressaltar que o marketing direto não é utilizado apenas para conquistar consumidores novos, mas para fidelização de clientes. Assim, quando uma editora de revistas envia uma carta sugerindo que você renove a assinatura, isso também é marketing direto.
Depois disso, para construir relacionamentos duradouros com seu público-alvo, é preciso personalizar as mensagens e tratamento. Como exemplo, é possível criar para os clientes mais assíduos, acesso a brindes, clube de vantagens, promoções exclusivas e até o privilégio de estar entre os primeiros a saber.
Entretanto, o fato de que os consumidores passaram a ter o poder de bloqueio de anúncios na internet e os filtros anti-spam no e-mail, fizeram que uma outra forma de marketing ganhasse força: o “marketing de permissão”. É aquele direcionado apenas a voluntários, ou seja, pessoas que se cadastraram para receber mensagens, mala direta, promoções, folhetos e assim por diante.
Ele pode ser um grande aliado para refinar o seu público-alvo porque, em vez de selecionar seu público-alvo com base em conceitos mais abstratos, como fatores demográficos (sexo, idade, bairro etc.). Assim, também é possível incluir no mailing todo mundo que já fez uma compra na sua loja ou site, investindo na fidelização de clientes.
E para manter a comunicação frequente com os clientes, vale apostar em ferramentas de envio de e-mails, Inbound Marketing ou gerenciadores de conversão, que permitem fazer filtros e direcionar melhor sua mensagem. Já para gerir bem esse relacionamento, vale apostar em ferramentas de CRM.