Vestir-se e comportar-se de forma adequada ao ambiente profissional é uma habilidade importante. E isso não significa que a aparência esteja à frente das habilidades profissionais. As roupas fazem parte da mensagem que passamos aos nossos parceiros de trabalho e, quanto mais clara e organizada for esta mensagem, melhor.
Mas será que as regras utilizadas para as escolhas no dia a dia também são válidas para momentos especiais, como as confraternizações? Segundo especialistas, a resposta é sim. Mesmo que as reuniões com colegas de trabalho no ambiente corporativo tenham um caráter diferente do simples convívio cotidiano, é bastante perigoso enxergar estas situações sociais como oportunidades para revelar aquele figurino mais ousado.
Como ocorre quando vamos a qualquer festa é elegante, sim, preparar-se de maneira diferenciada para uma confraternização. Essas escolhas devem ser feitas de acordo com o estilo de cada um e do tipo de ambiente da empresa (existe uma diferença considerável entre o ambiente de uma corporação do ramo financeiro e outra do ramo do entretenimento, por exemplo).
Dentre as regras gerais que valem tanto para o cotidiano quanto para as confraternizações estão evitar peças que possam ser consideradas vulgares (como saias muito curtas ou blusas muito decotadas) e cuidar para que a roupa esteja sempre apresentável (preste atenção à possível presença de manchas ou áreas mal costuradas, que podem ser encontradas até em roupas novas). Aposte no seu bom gosto e estilo e aproveite a festa.