O behaviorismo metodológico é uma área da psicologia que tem o comportamento como objeto de estudo. A palavra tem origem no termo behavior que, em inglês, significa comportamento ou conduta.
Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado pelo psicólogo americano John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê”. Nele, o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano.
Conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, Watson crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
Assim, qualquer modificação orgânica resultante de um estímulo do meio ambiente pode provocar as manifestações do comportamento, principalmente mudanças no sistema glandular e também no motor.
Já no âmbito da educação, o behaviorismo metodológico remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.
Além disso, o psicólogo acreditava que com os estímulos específicos, era possível “transformar” e “moldar” o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ela escolhida.