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Conheça o "golpe do boleto" e saiba como se proteger

Os golpes de estelionatários estão cada vez mais difíceis de decifrar e, por isso, muitas pessoas têm se tornado vítimas dessas armadilhas.

© Depositphotos.com / coprid O cliente acredita que a fatura está sendo usada para pagar suas contas, mas, na verdade, o dinheiro é desviado para uma outra canta bancária.

Usar os portais do banco ou aplicativos para pagar contas é cada vez mais comum, já que as pessoas estão com o tempo mais escasso. A facilidade e a comodidade estão entre os principais fatores para que as filas no banco deem lugar ao login e senha na internet.

Mas, apesar dos benefícios, é preciso tomar cuidado. Se antigamente os estelionatários roubavam as senhas de clientes de bancos que faziam transições bancárias pela internet por meio de sites fantasmas, hoje, o golpe está mais avançado e, consequentemente, mais difícil de ser percebido. Os golpistas estão distribuindo boletos falsificados.

De acordo com as denúncias, durante uma atualização de boletos, dentro dos sites originais dos bancos, o usuário é levado a clicar em um link exatamente igual ao da segunda via solicitada. Porém, ao pagar a conta, o dinheiro não vai para o credor, mas, sim, para um falsário.

E não para por aí. Há também aqueles que enviam uma fatura fantasma para o endereço do cliente. Dessa forma, ainda que o cliente pague, respeitando a data do vencimento, ele recebe no mês seguinte uma notificação de que está inadimplente, já que pagou o boleto falso.

O problema acontece porque a fatura fantasma tem alguns números do código de barras alterado e a quantia que o cliente acredita estar sendo usada para pagar suas contas é desviada para outra conta bancária.

O que parece coisa de cinema é, na verdade, um truque das quadrilhas especializadas. Segundo as investigações, elas interceptam as correspondências e substituem as faturas corretas pelas adulteradas.

Por isso, é de extrema importância tomar alguns cuidados com as faturas, mesmo as entregues pelo banco. Confira algumas dicas:

Qualidade do documento: papel e impressão inferiores aos de costume, formatação estranha, erros de português e outros aspectos parecidos podem revelar se o boleto é ou não fraudado;

Dígitos: se os três primeiros números do código de barras não correspondem ao código do banco em questão, é possível que o boleto seja falso. Por isso, nesse caso, em vez de fazer o pagamento, entre em contato com o banco;

Boletos enviados por e-mail: nesses casos, é preciso ter ainda mais cautela e verificar sempre os códigos do beneficiado pelo pagamento, que aparecem na tela.

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