Pelé, Jimi Hendrix e Albert Einstein são alguns exemplos de pessoas que alcançaram sucesso em suas carreiras. Cada um deles possui um tipo de inteligência que favorece determinada atividade e isso acontece com todo mundo.
Segundo o psicólogo Howard Gardner, existem ao todo 7 tipos de inteligência e todas as pessoas tem um pouco das 7 combinados dentro de si. No entanto cada pessoa possui um tipo desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.
Para descobrir qual tipo de inteligência mais se enquadra com você, basta analisar as características de cada uma.
A primeira delas é a Inteligência Linguística, em que as pessoas têm grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Além de terem uma grande expressividade, elas também possuem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. Dois exemplos de profissionais com este perfil são professores e redatores.
Quem tem talento para o raciocínio, a investigação e facilidade em lidar com números se enquadra na Inteligência Lógica. Estas pessoas podem ser tanto contadores como advogados, e em comum possuem um alto senso de organização e disciplina.
A Inteligência Motora é característica dos que tem grande talento em expressão corporal, além de noção de espaço, distancia e profundidade. Um bom exemplo são os atletas olímpicos, capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou fortes com enorme precisão.
Por outro lado, quem tem facilidade para criar e desenhar imagens 2D e 3D tem mais desenvolvido a Inteligência Espacial. Pessoas com este perfil de inteligência têm como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar e enxergar coisas que, em geral, quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido não consegue.
Já a Inteligência Musical é um dos tipos raros de inteligência. Essas pessoas têm uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Alguns, inclusive, têm esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhos.
A Inteligência Interpessoal, por sua vez, está ligada à habilidade de lidar com outras pessoas e a trabalhar em grupo. Quem possui este perfil de inteligência é extremamente ativo e em geral causa uma grande admiração nas outras pessoas. Estas características são comuns em líderes, gestores e relações públicas.
Por fim, o sétimo tipo de inteligência é a Inteligência Intrapessoal. Ela é considerada o tipo mais raro de inteligência e está relacionada ao autoconhecimento e ao equilíbrio interior, inclusive quando a pessoa se encontra em situações difíceis. Quem desenvolve a inteligência intrapessoal tem ainda uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam.