Não é segredo para ninguém que o clima organizacional influencia – de maneira positiva ou negativa – no desempenho dos funcionários. O mau humor de algumas pessoas, por exemplo, é contagiante e leva à perda de bons profissionais. Por outro lado, o bom humor pode incentivar as pessoas a realizarem suas tarefas com mais qualidade.
Nesse contexto, a descontração, brincadeiras dentro do limite e, claro, felicidade são itens cada vez mais valorizados no mercado de trabalho, já que as companhias acreditam que o bom humor no ambiente de trabalho contribui para o crescimento empresarial.
Visto como uma maneira de se libertar do estresse causado pelo dia a dia ou do cansaço, para agregar o indicador bom humor no ambiente, é preciso que os funcionários divirtam-se ao realizar a tarefa e façam bom uso da alegria e da criatividade.
Para as empresas, o bom humor não tem a ver apenas com piadas, mas com felicidade. Ou seja, um profissional bem humorado é aquele que procura olhar um problema por todos os ângulos e que faz o seu dia ser bom, alegre, produtivo, diferente e criativo.
Dessa forma, a satisfação pessoal que o bom humor e o clima organizacional positivo geram levam as pessoas a produzirem mais, viver melhor, adoecerem menos e desempenharem com qualidade as atividades que lhe dão prazer.
No entanto, para que haja uma melhoria no clima, é preciso desvincular a imagem de que a empresa é um local somente de assuntos e pessoas sérias, e entender que o trabalho pode ser favorável ao lazer, a troca de experiências e ao compartilhamento de ideias. Transformar o ambiente de trabalho em um local cheio de bom humor não tira a credibilidade. Aliás, clientes reconhecem isso como positivo.
Além disso, é preciso engajar todos os níveis hierárquicos. Um líder bem humorado influencia a prática para toda a equipe. Isso não significa que ele precisa ser o mais engraçado. A percepção de que o relacionamento estreito com a alta gestão também é importante para a melhoria do clima.
Bom humor e piadas têm limites
Quando o bom humor é exagerado, pode ser visto como abusivo e, consequentemente, como assédio moral. Por isso, é importante estar sempre atento às ações a fim de identificar se elas estão acontecendo de maneira correta, com o objetivo de melhorar o clima e/ou de encontrar a satisfação profissional e pessoal.