Empresários e empreendedores de todo o mundo um dia questionaram a real existência da chamada ‘fórmula do sucesso’ para seus negócios. Porém, a resposta para esta questão, certamente não é um passo a passo e tão pouco pode ser transcrita em poucas linhas de texto.
Então, o que fazer? Para alcançar o sucesso no mundo corporativo, que é o objetivo de qualquer empresa, uma boa dica é começar conhecendo bem o seu próprio negócio e de que forma ele pode se destacar no mercado. A isto damos o nome de Core Competence.
O conceito de Core Competence foi citado pela primeira vez no ano de 1990, por C.K. Prahalad e Gary Hamel, importantes personalidades da administração, e defende que é fundamental para uma empresa saber exatamente quais são as suas principais competências frente à concorrência, para assim estabelecer sua vantagem competitiva no ramo em que atua.
As vantagens competitivas de uma empresa podem ser sustentáveis, que perduram e visam resultados a longo prazo, ou transitórias, que sofrem alterações em menor espaço de tempo, segundo o curso do mercado em que atua. O importante é que estabelecendo bem as reais vantagens que diferenciam sua empresa das demais, os investimentos financeiros e toda alocação de recursos serão mais assertivas e trarão melhores resultados.
Mas atenção, segundo os autores do conceito, para ser definida como Core Competence, os diferenciais, ou seja, as competências que sua empresa apresentar devem:
1°. Oferecer benefícios aos consumidores;
2°. Ser difíceis de imitar;
3°. Prover acesso a diferentes mercados.
O que a sua empresa faz melhor? Em uma palavra, como o seu público o define? A resposta para estas perguntas são o início para a definição da sua Core Competence que, num breve futuro, irá ajudá-lo a se manter a frente nas vendas de seu produto ou aquisição de seu serviço, e até mesmo posicionar a empresa em primeiro lugar para o seu público-alvo.